As sessões oficiais de Coringa nos cinemas brasileiros foram iniciadas nesta quinta-feira, 03 de outubro de 2019. Aclamado no Festival de Veneza com 8 minutos de aplausos após seu término, o novo filme do diretor Todd Phillips está dando o que falar, conquistando ambos público geral e crítica especializada.
A trama gira em torno de Arthur Fleck, um civil da devastada Gotham que tenta levar a vida como palhaço, performando em ruas e hospitais, enquanto estuda para se tornar um comediante de stand-ups. O personagem sofre de transtornos mentais, o que o faz gargalhar histericamente em momentos inadequados – e assusta todos a sua volta.
Conforme Gotham se transforma em ruínas, Fleck também é corrompido. Cansado de ser menosprezado e maltratado por todos, reage a uma tentativa de agressão no metrô e acaba por matar três homens. O que não esperava é que seu ato daria início a movimentos contra a elite de Gotham City, ameaçando a vida de Thomas Wayne e dando a Fleck o que ele precisava para tronar-se ainda mais insano: apoio.
Um pé no cult
Trata-se de um filme de origem, com uma visão muito perturbadora do passado deste personagem que é um dos maiores vilões das histórias em quadrinhos e, também, dos cinemas. Além das HQs do Batman, o novo filme tem como inspiração o longa-metragem O Homem Que Ri, de 1928.
Com essas referências tão distintas, mas ao mesmo tempo tão semelhantes, Coringa consegue ser uma perfeita representação do encontro do comercial com o cult, misturando elementos dos blockbusters de heróis com os de grandes clássicos do cinema sem causar estranheza, mas sim resultando em uma obra grandiosa e com grandes críticas sociais ao capitalismo, à elite, à meritocracia e às influências.
É bem provável que o filme se dê bem em grandes premiações como o Oscar ou Globo de Ouro. Se não levar Melhor Filme, ao menos Joaquin deve conquistar alguma estatueta por Melhor Ator, tamanha a qualidade de sua performance nesse filme.
Um Coringa e tanto
É difícil – e até injusto – comparar as atuações de Phoenix com Heath Ledger, Jack Nicholson, Jared Leto ou qualquer outro ator que tenha interpretado o vilão, uma vez que cada narrativa traz um tom diferente ao personagem. Mais assustador. Mais sarcástico. Mais violento. O de Joaquin é mais realista.
O personagem não se apega a grandes e esperados estereótipos. Fleck é ninguém mais que ele mesmo. O cara com uma risada histérica, que dá duro para ganhar a vida, que sofre quando descobre ter sido enganado a vida inteira, que surta ao perceber que não pode contar com ninguém mais além de si mesmo.
A construção de sua insanidade é muito bem trabalhada no filme, o que o torna muito melhor. Ver o delicado desenvolvimento do personagem é mais impressionante que assisti-lo já no auge de sua loucura. Acompanhar sua paixão se transformar lentamente em ódio, em fogo, em violência.
Tem que ter estômago
Não são muitas as cenas violentas, mas deixa filmes como Deadpool e Venom para trás com a qualidade das mesmas. O sangue em si nem é o principal incômodo, mas a composição das cenas para que seja mais do que um ato de agressão, mas de perfeita brutalidade e crueldade, regados por uma intensa onda de insanidade que continua a crescer e, cada vez mais, intimida o espectador.
O sentimento de medo também é desenvolvido. Não é um filme de terror, mas há momentos que a personalidade e as ações do personagem em muito se assemelham com as de um destes vilões de tramas assustadoras, a la Pennywise ou coisa do tipo, como se ele estivesse pronto para pular em frente à câmera e fazer o cinema todo gritar, mas isso não acontece.
Não é um filme de terror, repito, mas um filme que mexe com as emoções. Amplifica. Desestabiliza. Sensibiliza. Que toca de verdade. A DC finalmente está acertando em trazer o tom sombrio de suas HQs para os cinemas, e esperamos ver mais filmes como este no futuro.
Vale cada centavo
Coringa é exatamente aquele filme que faz você sair do cinema com sensação de dinheiro bem gasto. É um filme político, é um filme que entretém, é um filme que choca, é um filme que conquista a sua atenção do começo ao fim. Não há o que dizer. Coringa é um grande acerto.
Coringa é o filme que todo amante de Batman merece.
Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"
Adorei sua resenha, assim como adorei o filme. Obrigado