Um crime bárbaro chocou a Índia, em 2012. Casos de assédio e violência sexual, infelizmente, eram e ainda são muito comuns, naquele país. Mas nenhum foi tão chocante e brutal como esse. Tanto que o mundo inteiro conheceu a história do caso. E, se ainda não conhecia, a Netflix decidiu apresentá-lo, através de uma obra reatlista e muito bem feita.

Em dezembro de 2012, dois jovens voltavam para casa, após assistir a um filme, no cinema. Como nenhum táxi queria levá-los até o seu destino, aceitaram ser conduzidos a outro lugar e, de lá, pegaram um ônibus. No caminho, com o veículo em movimento, foram agredidos. O rapaz sofreu alguns ferimentos e a moça foi brutalmente estuprada e espancada. A policial Vartika Chaturvedi (interpretada pela brilhante Shefali Shah) ficou encarregada do caso e vai fazer de tudo para prender os culpados.

Crimes em Déli tenta ser realista e mostrar todos os detalhes possíveis do crime, assim como a rotina do trabalho policial e todos os obstáculos que eles enfrentam. E consegue. Ela não denuncia apenas o crime, mas também as inúmeras queixas de assédio sexual que as mulheres sofrem (como quando a filha de Vartika descreve o medo e a insegurança que sente ao andar pela cidade) e a rotina pesada que os policiais, em Nova Déli, precisam enfrentar, como: salários atrasados, condições precárias de trabalho e plantões abusivos. A situação é tão absurda que chegou a faltar luz na delegacia mais de uma vez, e os policiais são obrigados a dormir no serviço, sem poder voltar para casa, durante dias, por conta da investigação do caso.

Veja Também!  Onde Assistir | Anime Neon Genesis Evangelion online

A narrativa da série segue um ritmo bom e não fica cansativa em momento algum. Ao contrário: ela é capaz de prender, o que faz com os quase 60 minutos de cada episódio passem muito rápido. A obra não enrola e consegue ser muito objetiva. O caso é contado de forma clara, sem esconder os detalhes mais brutais do crime, mas sempre mantendo o respeito e a sensibilidade necessários para tratar de algo tão pesado. 

A direção é muito boa, sabe guiar os atores e as cenas com precisão e competência. Richie Mehta consegue retratar bem a realidade e a cultura locais. A atuação é outro ponto positivo da obra. Os atores conseguem transmitir veracidade e prender a atenção do espectador. E é neste quesito que se encontra um dos aspectos mais positivos da série: a força da personagem principal. É sempre maravilhoso quando nos deparamos com protagonistas femininas fortes, ainda mais em uma obra que conta uma história como essa. Vartika Chaturvedi (Shefali Shah) atua com brilhantismo e nos mostra diversas faces da mesma personagem. Sem dúvidas, ela é o maior destaque da série. 

O cenário chama a atenção, pois nos mostra a realidade das ruas de Nova Déli e a precariedade dos serviços da cidade (como os ônibus em péssimo estado). Em relação ao figurino, nada chama muito a atenção: as roupas são, em grande parte, as da cultura local. A fotografia é um aspecto a ser destacado, algumas vezes de forma positiva, outras, negativa. Na maior parte do tempo, há pouquíssima iluminação, exceto nas cenas exteriores, à luz do dia. Confesso que isso me incomodou um pouco, principalmente no início. Não sei se havia necessidade dessa ausência de luz quase o tempo todo. A fotografia é realçada pelo figurino, que segue tons parecidos, com poucas cores.

Veja Também!  Onde Assistir | Anime DEATH NOTE online

Crimes em Déli mexeu comigo. É uma obra que emociona e choca demais. Não apenas pelos detalhes do crime e a forma como são contados, mas pelo fato de atentar para uma realidade triste e cruel, que, infelizmente, não é muito diferente da que enfrentamos no nosso país. Afinal, quantas mulheres não sofrem aqui, todos os dias, das mais diversas formas? Crimes em Déli nos conta a história de um crime que chocou a Índia e mudou a legislação do país, o que, mesmo assim, não foi capaz de diminuir os casos de assédio sexual. 

E você? Já assistiu? Conte pra nós o que achou!

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
Veja Também!  Onde Assistir | Anime One-Punch Man online
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.