Day of the Lord, ou Menendez Parte 1: El día del Señor é um longa metragem mexicano de terror dramático, dirigido por Santiago Alvarado Ilarri roteirizado também por Santiago e Ramón Salas, distribuido pela plataforma da Netflix. Com 93 minutos de duração, o filme tem a classificação indicativa para maiores de 18 anos.

Sobre o Enredo

O longa conta a história de Menéndez, um padre aposentado que vive em ruína e solitário em sua casa velha e escura, lutando contra um passado que o assombra junto ao alcoolismo e tabagismo que consome. Porém, um dia quando seu velho amigo Sebastián lhe implora por ajuda, afirmando que sua filha estava possuída, o padre se vê em um grande conflito onde precisa superar seus conflitos para salvar a vida da jovem.

De início a trama segue um clássico roteiro de filme de exorcismo se diferenciando com o método que o padre Menéndez utiliza em seus exorcismos, porém conforme acontece o desenrolar a história dá diversos giros deixando constantemente o espectador confuso, mudando o rumo a cada novo acontecimento indo de horror quase gore para um terror cínico talvez com a expectativa de surpreender, o que acabou não funcionando e deixou o filme bem mais clichê, fácil de se prever. Além da má utilização da sexualização explícita que deixou o filme mais pra repulsivo do que assustador.

Elenco e Personagens

O elenco do filme não é muito grande, tendo apenas três personagens realmente destacados na trama que são Menéndez, Raquel e Sebastián sendo interpretados respectivamente por Juli Fàbregas, Ximena Romo e Hector Illanes. As atuações de Ximena e Juli são o que conquistam um pouco mais da atenção do espectador onde eles conseguiram se adaptar bem a cada mudança da trama, encaixando sua atuação e convencendo o espectador como nas vezes em que se pode ter certeza que o padre é uma boa pessoa e em um frame seguinte já se cria dúvidas.

Os personagens têm personalidades bastante confusas por conta do enredo desarranjado, onde mesmo ao chegar ao final do filme não se firma sentimento algum sobre os sujeitos além de estranheza.

Direção e Fotografia

O longa tem bastante potencial imagético e é claramente visível, o que decepciona pois as expectativas não são atendidas. Santiago com certeza tem um grande acervo de referências e tentou colocar em seus cortes e jogos de câmera e mais uma vez pecou na confusão pois algumas dessas opções escolhidas não se encaixavam com a cena e o momento, parecendo que só foi escolhido para deixar mais estético se esquecendo da função com a história.

A fotografia do filme é bastante atraente e a imagem  é de alta qualidade, acertando na maioria das cenas com cores que aumentam a sensação dos acontecimentos além de enriquecer a estética como as cenas solitárias do padre.

Cenografia e Figurinos

A escolha da cenografia foi uma clássica casa grande e antiga, mas não foi tão utilizada assim já que a temática não foca nisso, servindo no fim para dar ênfase na solidão do padre.

Os figurinos também não causam grande impacto, usando um apelo mais óbvio para generalizar os defeitos dos personagens como as peças sujas do padre durante sua crise.

Sobre a temática do filme

O longa utilizou de diversos clichês de filmes de terror para montar o seu todo coisa que em alguns momentos deu certo e em outros não. O que incomoda no filme é como usam a clássica adolescente revoltada como uma vítima fácil para espíritos ruins e como usa atitudes comuns de jovens para dizer que é na verdade atos do espírito maligno sob a menina. Sem contar com a sexualização extrema em diversas cenas sem contexto algum forçando um “terror macabro” do nada.

O que achou do filme Day of the Lord? Deixe seu comentário!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.