Decisão é um filme produzido por Francesco Carnesecchi em 2020 e que chega na Netflix em setembro do mesmo ano. O longa possui 94 minutos e apresenta em seu elenco o famoso Francesco Pannofino.

Sobre o Enredo

Decisão é um filme italiano dirigido por Francesco Carnesecchi. A narrativa do longa se passa na periferia de Roma, a capital italiana, em uma manhã de domingo de maio.

Nesse dia, está sendo disputada a última partida de um campeonato de futebol entre os times dessa periferia. Esse jogo, entretanto, tem um significado muito maior para um grupo de pessoas, que joga para mudar suas próprias vidas.

O campo de futebol, então, se torna um ringue onde todos lutam por algo mais importante. Ítalo (Alberto Di Stasio), presidente da associação desportiva, concorre pelo dinheiro, porque apostou tudo o que tem na equipe.

O técnico do time Claudio Bulla (Francesco Pannofino), que nunca conquistou nada além de derrotas em sua carreira, hoje espera levar para casa o seu primeiro título.

Antonio (Gabriele Fiore), o capitão da equipe, espera um dia se tornar um profissional em uma série melhor daquela em que ele se encontra atualmente.

Em torno da partida, porém, muitas tramas se formaram, nem sempre muito claras, na verdade muitas vezes nem um pouco, o que tornará o resultado do jogo fundamental, uma questão de vida ou morte.

Os 90 minutos da narrativa parecem uma eternidade para viver, decidir e sonhar. Os espectadores vão assistir a luta dos personagens, essa que, por sua vez, vai muito além daquilo que acontece no campo.

O roteiro de Decisão sabe muito bem como utilizar o futebol como uma metáfora para a ascensão social e uma série de conquistas.

Elenco e Personagens

O elenco de Decisão é composto por atores bastante conhecidos pelo grande público, principalmente na Itália.

Francesco Pannofino é o protagonista do filme. Ele interpreta de uma maneira verdadeiramente excepcional o treinador da equipe da casa, Claudio Bulla.

Pannofino é conhecido pelas suas interpretações comoventes e muito talentosas. E aqui em Decisão isso não é diferente. O personagem de Bulla com certeza é o que mais vai prender a atenção do público, pela sua densidade psicológica e aspecto emocional muito bem construído.

Os demais atores também não ficam para atrás. Eles conseguem transmitir aos espectadores todas as emoções e tensões que situações imprevisíveis encontradas pelos seus personagens despertam.

Alberto di Stasio interpreta também um importante personagem: Ítalo. Esse representa o que a sociedade tem de mais mesquinho: pessoas que fazem o que fazem somente pelo dinheiro.

Giorgio Colangeli, Gabriele Fiore, Daniele Mariani, Lidia Vitale, Fabrizio Sabatucci, Simone Liberati, Giulia Schiavo, Giada Fradeani, Giulia Cragnotti, Francesca Antonelli, Stefano Ambrogi e Efisio Sanna também estão presentes no elenco do filme.

Gabriele Fiore interpreta o capitão da equipe, Antonio. Nele o público vai encontrar toda aquela esperança de ascensão social e reconhecimento de seu talento presentes em jovens ambiciosos.

Em geral, todos os personagens são bem construídos e têm como objetivo representar os diferentes tipos existentes, juntos por uma dimensão trágica, na periferia romana.

Direção e Fotografia

Decisão marca a longa estreia de Francesco Carnesecchi, de apenas 35 anos. O diretor tem como objetivo criar um corte transversal amargo e terrivelmente realista da sociedade.

Ele faz isso a partir de uma narrativa totalmente envolvente e cativante, na qual o futebol é, ao mesmo tempo, ponto de partida e personagem.

O jogo de futebol é essencialmente um pretexto, porque Decisão se interessa em contar a história de diversos personagens unidos por uma dimensão trágica.

A direção explora, de forma vibrante e sustentada, embora às vezes vítima de algum clichê narrativo, sem filtros o desespero dos habitantes da periferia italiana, em um meio de frustração e dificuldades.

A câmera possui cortes muito diversificados, que variam desde posicionamentos mais distantes dos protagonistas, para filmar a partida em si, até focos no rosto de cada um, para demonstrar suas angústias.

A fotografia, por sua vez, atua com uma iluminação bem forte e uma paleta cromática também com muitos elementos que diferem entre si.

Porém, esses tons, apesar de diversos, tendem a ser pouco vibrantes. Pelo contrário: são, em geral, bem apáticos.

Cenografia e Figurinos

O principal cenário de Decisão, sem dúvidas, é o campo de futebol, onde ocorre a partida tão importante daquele dia.

Junto com o campo, estão também os demais cenários que o contornam e que compõem a periferia da cidade de Roma.

A cenografia atua em conjunto com a direção com esse propósito de mostrar a difícil realidade enfrentada pelos indivíduos que vivem na margem da cidade.

Os figurinos são muito bem feitos. Predominam os uniformes dos jogadores do time de futebol, é claro, por esses estarem em maior número.

Mas também existem personagens que não usam uniformes, como Bulla, o técnico, e Ítalo, o homem que patrocina e investe em jogos de futebol.

E você, o que achou de Decisão? Conte pra gente nos comentários!


Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
Veja Também!  A terceira temporada de Baby já está disponível na Netflix!
 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.