Democracia em Vertigem mostra, com muita competência e delicadeza, o retrato cru e verdadeiro de um dos momentos mais importantes de nossa história. O documentário dirigido, escrito e produzido por Petra Costa não teme nem hesita ao mostrar todos os bastidores de um jogo político sujo, que culminou na saída da ex-presidente Dilma Rousseff. Mas não fala apenas sobre isso, documenta também toda a ascensão e queda da esquerda, além da prisão do ex-presidente Lula e da chegada da extrema direita ao poder. É um filme de muita importância e de uma qualidade enorme, que merece muita atenção. Não importa de qual lado você está, não deveria deixar de assisti-lo.

O documentário começa com a prisão de Lula, mostrando que o impeachment não seria o único tema a ser discutido. Com imagens e entrevistas exclusivas, consegue traçar todo o processo que levou ao enfraquecimento da nossa democracia. A narrativa é um dos pontos mais fortes da obra: a mistura entre o pessoal e o político se encaixam perfeitamente. Petra conta parte de sua trajetória e da de sua família e nos mostra o quanto sua vida e as de seus familiares se encaixam na história da política brasileira, desde a ditadura até hoje. A narração em primeira pessoa, da diretora, também é essencial para aproximar o espectador do filme e para fazê-lo ainda mais compreensível. A forma delicada como a cineasta narra faz um contraste impressionante com as imagens violentas da repressão policial, durante os protestos. É possível sentir, através de sua voz, toda sua indignação.

Veja Também!  Onde Assistir | Filme Pássaro do Oriente online

Apesar de Petra se mostrar mais alinhada à esquerda, não toma uma posição de fato, o que é importantíssimo para deixar o documentário totalmente imparcial. Ela também faz duras críticas ao PT e mostra sua decepção com as decisões do partido, ao longo dos anos. Há, inclusive, uma entrevista com um dos membros, que comenta os erros cometidos por ele e admite diversas falhas. Democracia em Vertigem tem uma fotografia muito bonita e bem feita. As imagens dos protestos são assustadoras e fazem um contraste de arrepiar com as belíssimas paisagens de Brasília.

A forma como a diretora conta todo o processo e os seus detalhes é realmente emocionante. Sua direção é excelente e não deixa escapar nada aos nossos olhos. Petra mostra os bastidores dos momentos que antecederam a reeleição de Dilma e o seu impeachment, mostrando, minuciosamente, como e por que tudo aconteceu. Vemos, através de imagens e entrevistas exclusivas, a tensão que se instaurou no governo, antes e depois do trágico e terrível momento que balançou a democracia brasileira. Ela documenta, com muita qualidade, a importância que a mídia teve em todo o processo de impeachment e na prisão de Lula, e mostra como estes, principalmente o último, foram tratados como espetáculos por grande parte da mídia, dos políticos e, mais impressionante ainda, dos articuladores e juízes de ambos os processos.

Veja Também!  Onde Assistir | Série El Club online

Democracia em Vertigem nos alerta sobre o importante e perigoso momento em que vivemos, com a nossa democracia e o nosso país em risco. Mais do que isso: nos atenta para a consequência disso no mundo e como isso pode atingir outros países. É um filme de extrema importância, que deve ser assistido por todos e que não pode ser esquecido, porque explica e mostra muito bem esse momento tão importante da nossa história.

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.