Diagnóstico é um documentário médico original da Netflix, apresentado pela médica e escritora Lisa Sanders. Estreou em 16 de agosto de 2019 na plataforma e tem classificação indicativa de 12 anos.

Sobre o Documentário

Você já assistiu a série médica House? Se a resposta for sim, você já deve estar acostumado as várias mudanças de diagnósticos de um paciente que pode acontecer em uma hora de episódio. Ao final, quase sempre, após quase morrer, a cura é encontrada e o paciente vive feliz para sempre.

Assistindo o documentário Diagnóstico, percebemos que existem pessoas que assim como os pacientes que o doutor Gregory House ajuda, escutam diversos diagnósticos diferentes, porém nem sempre encontram uma resposta concreta.

Se você está se perguntando por que estou comparando esta nova série documental da Netflix com a série ficcional protagonizada por Hugh Laurie, saiba que, além de médica no hospital de Yale, Lisa Sanders tem uma coluna no jornal The New York Times que fala sobre diagnósticos e foi uma das consultoras técnicas da série House.

Veja Também!  Onde Assistir | Série Inacreditável online

Dividido em 7 episódios de aproximadamente 45 minutos, o documentário aborda os problemas de saúde de oito pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, com os mais variados tipos de problemas. O ponto em comum entre eles, é a dificuldade em conseguir um diagnóstico preciso para suas doenças. A partir disso, a doutora Sanders utiliza um método inovador (e talvez polêmico) para tentar ajudar estas pessoas.

Usando seu espaço na plataforma digital do The New York Times, ela expõe aos seus milhares de leitores a história que cerca estas pessoas doentes e abre a todos, médicos e leigos, a possibilidade de enviar vídeos e expor a sua opinião sobre o que estaria causando os sintomas da pessoa. Eles não excluem ninguém, todas as opiniões são bem vindas.

Sua coluna é tão famosa que pessoas do mundo inteiro expressam suas opiniões (dentre os que mais se destacaram, uma pesquisadora italiana e uma família dinamarquesa). O que parece ser algo que tem tudo para dar errado, acaba tendo bons resultados. A solidariedade também acaba se destacando, pois as pessoas param o que estão fazendo para tentar ajudar outras pessoas, além disso, mandam mensagens de apoio para pacientes e familiares que muitas vezes já perderam a esperança.

Veja Também!  Ficha Técnica | Marianne - 1ª Temporada (Original Netflix)

Um destaque interessante…

Dentre os casos apresentados, me chamou a atenção duas pessoas que foram bem relutantes em relação a ouvir médicos. A justificativa vem de traumas que estas pessoas passaram ao irem a inúmeros profissionais, ouvindo diversos diagnósticos, ou a falta deles, e muitos escutaram coisas cruéis de alguns profissionais da saúde, por isso não confiam mais.

Ter um problema de saúde mexe muito com o emocional de uma pessoa e de sua família, e infelizmente as vezes, eles podem achar que não existe mais solução, e a resposta é desistir, porém, enquanto houver uma chance, é preciso acreditar. A medicina é um trabalho em equipe, médico e paciente devem trabalhar juntos.

Veja Também!  Ficha Técnica | The Chef Show - 1ª Temporada - Volume 2 (Original Netflix)

Cenografia e Fotografia

O documentário foca na rotina dos protagonistas, suas casas, famílias, acompanha eles até médicos ou outros lugares que vão. Vemos imagens de cidades diferentes e também mostram um pouco da rotina da médica e redatora Lisa Sanders.

A comunicação da profissional com estas famílias é feita através do Skype. Além disso, esta rede social é usada para que médicos ou pessoas que tiveram os mesmos problemas possam interagir com os protagonistas. Também são feitas viagens para a Itália e Dinamarca. A estrutura mostrada em cena é bem elaborada, além disso, a fotografia é bastante nítida.

Os pacientes apresentados são: Angel (23 anos), Sadie (07 anos), Willie (46 anos), Kamiyah (06 anos), Lashay (17 anos), Matthew (20 anos), Joe (61 anos) e Ann (44 anos).

 

E aí, já assistiu Diagnóstico? Conta pra gente o que achou!

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.