Diga-me Quando, ou Dime Cuándo Tú é um longa-metragem mexicano de comédia romântica dirigido por Gerardo Gatica. A produção teve sua estreia em 2021 na plataforma oficial da Netflix.
O filme conta com 97 minutos de duração e sua classificação indicativa é para maiores de 12 anos.

Sobre o Enredo

A trama começa narrando a rotina de Will, um jovem viciado em trabalho que desfruta apenas da companhia de seus avos e foca o resto de sua atenção apenas em ganhar dinheiro, deixando de lado outros prazeres da vida. Porém, seu avô preocupado com as experiências que o jovem estava perdendo resolve lhe presentear com um diário que muda toda a perspectiva de Will sobre sua própria vida e isso o faz tomar uma grande decisão.

A história segue um modelo clichê de um romance com comédia e drama, tendo alguns toques diferentes ao incluir a cultura mexicana. Porém, o longa começa apresentando que a viagem de Will é o motivo principal para a reviravolta da trama, mas esse fato é pouco trabalhado ao decorrer do filme o que causa um grande incômodo pois as mudanças na vida de Will ficam pouco justificadas para o espectador.

Elenco e Personagens 

O elenco conta com atores mais famoso nacionalmente no México, como a atriz Verónica Castro que apresentava a versão mexicana do Big Brother. Além dela temos nomes como Jesús Zavala, Ximena Romo, José Carlos Ruiz, Gabriel Nuncio, Rosa María Bianchi, Héctor Bonilla no elenco principal.

Os personagens da trama são todos cômicos e cada um traz um tipo de humor para o filme, como o protagonista Will que traz um clima mais ácido e de vergonha alheia enquanto Dani é mais leve e espontânea.
O desenvolvimento dos personagens não é tão profunda quanto dá o parecer, a trama tenta mostrar um pouco de todos que aparecem na história, o que resulta em uma falta de brilho no drama principal que acaba um pouco murcho para um romance entre os protagonistas, no caso a relação de Will e Dani que acabou se desenvolvendo nos poucos frames da exploração de Will pela cidade, dificultando a conexão do público com o romance.

Direção e Fotografia

Gerardo Gatica fez o trabalho da direção do filme, trazendo ótimos frames onde são trabalhados diversos planos e ângulos famosos do audiovisual em suas cenas, o que deixaram o longa bem explicativo visualmente. O tempo do filme é bem lento no começo, mas logo em seguida tudo começa a ficar corrido para conseguir dar espaço a toda a justificativa dos outros personagens.

A fotografia do filme encanta facilmente, usando mais dos tons neutros e claros bem iluminados seguindo mais para algo natural e real, não explorando iluminações com tons dramáticos ou fortes, o que casou bem com o clima casual da produção.

Cenografia e Figurino

Um dos pontos positivos do filme são os pontos turísticos apresentados ao longo da trama, dando ao espectador a experiência de explorar e conhecer um pouco da cidade do México. Sua cenografia enriquece de forma estética as cenas ao ar livre com parques e restaurantes temáticos e também quando apresenta um pouco da arquitetura das casas grandes com as cenas internas como na casa de Dani.

Os figurinos são bem casuais e semelhantes aos usados no dia a dia de uma pessoa comum, o que não influenciou tanto no longa.

O que achou do filme Diga-me Quando? Comenta aí!

 


Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.