Criada por Hilary Weisman Graham, Distanciamento Social (Social Distance) é a mais nova série da Netflix. Com oito episódios de aproximadamente 20 minutos cada, a produção antológica permite um olhar íntimo e ficcional — mas ainda muito realista — às diferentes maneiras de lidar com a quarentena em meio à pandemia de coronavírus.

Confira o trailer logo abaixo:

Enredo

Como o nome sugere, Distanciamento Social é uma série que mostra como diferentes pessoas estão sobrevivendo ao período de isolamento durante a quarentena, com todas as dores, redescobertas e desafios que estes tempos de coronavírus trouxeram.

De forma antológica, cada episódio apresenta uma nova narrativa a ser executada por um grupo diferente de pessoas e, embora tudo seja roteirizado, as histórias são tão próximas de acontecimentos relatados pelos quarenteners da vida real que é difícil não se identificar com ao menos uma ou outra das situações em cena.

Resenha | Distanciamento Social - 1ª Temporada (Original Netflix)

Elenco e Personagens

O time de atores é majoritariamente formado por nomes novos e ainda pouco conhecidos do público, o que causa uma sensação de “documentário” pela dificuldade em separar ator e personagem. Para esse tipo de série, com uma crítica tão forte e um roteiro tão próximo a nossa realidade, isso é um ponto mais do que positivo.

Veja Também!  Resenha | Em Defesa de Jacob - 1ª Temporada (Original Apple TV+)

Entretanto, ainda há algumas faces familiares na produção, como Danielle Brooks (Orange is the New Black), Mike Colter (Luke Cage) e Oscar Nuñez (The Office), cujo trabalho é de uma excelente qualidade.

Resenha | Distanciamento Social - 1ª Temporada (Original Netflix)

Os personagens são dos mais variados possíveis, refletindo toda a diversidade da realidade nesta trama não-tão-fictícia-assim principalmente ao colocar suas culturas e complexidades em narrativa. Uma mãe solo. Um casal gay. Idosos se redescobrindo. Alcóolatras em recaída. Jovens na luta contra o racismo. Diversas facetas de como as pessoas estão enfrentando a quarentena à sua maneira. E isso é importantíssimo.

Direção e Fotografia

Se você já assistiu filmes como Amizade Desfeita (2014) ou Buscando… (2018), não se sentirá tão perdido com os métodos pouco usuais utilizados para a gravação desta série, majoritariamente passada em uma tela de celular, notebook ou com imagens capturadas por câmeras de segurança.

Veja Também!  A Voz Suprema do Blues | Último filme de Chadwick Boseman tem trailer divulgado

Isso, entretanto, é uma das formas que a produção encontrou de trazer grande realismo a uma produção que fala sobre distanciamento social: no período de quarentena as pessoas redescobriram a importância dos aplicativos de comunicação via vídeo para manter o contato, e tudo isso é muito utilizado na trama.

Pelas limitações que esta metodologia carrega, a fotografia acaba se resumindo a ângulos “diferentões” que funcionam muito bem nos primeiros episódios, mas toda a repetição se torna cansativa aos olhos.

Cenografia e Figurinos

A cenografia e os figurinos são explorados na tentativa de trazer personalidade aos seus personagens e aos ambientes no quais estão inseridos (suas casas, quartos ou mesmo jardins), mas sem fazê-los se sobressaírem à força narrativa, que é o mais importante de Distanciamento Social.

É difícil não perceber o o lado “otaku” da protagonista do sétimo episódio, enquanto na narrativa do quarto capítulo o que predomina é a organização quase surreal de um personagem um tanto obsessivo com o assunto limpeza. O vazio nos espaços também é muito presente, como se representasse o vazio existencial por muito vividos neste período.

Veja Também!  Resenha | Alguém tem que morrer (Original Netflix)

Distanciamento Social é uma boa réplica da vida real e com certeza será bem apreciada por aqueles que gostam de ver o encontro entre a realidade e a arte, embora também possa parecer exaustivo essa imersão fictícia em algo que já faz parte do nosso cotidiano. Apesar de suas falhas ou contragostos, é uma boa produção.

E você, o que achou de Distanciamento Social, da Netflix? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.