DOM é uma minissérie brasileira de drama de 2021 e original Prime Video. A minissérie é inspirada na história real de Pedro Machado Lomba Neto, ou Pedro Dom, um famoso bandido que cometeu assaltos no Rio de Janeiro nos anos 2000. A minissérie foi criada e dirigida por Breno Silveira. No elenco estão Gabriel Leone, Flávio Tolezani, Filipe Bragança, Raquel Villar, Isabella Santoni, Ramon Francisco, Fábio Lago, entre outros. A classificação indicativa da série é de 18 anos.

Enredo de DOM

Pedro (Gabriel Leone) é um jovem viciado em cocaína que constantemente volta para seu vício, mesmo depois de várias internações e tentativas falhas de sua família em ajudar o garoto. Junto de seu melhor amigo Lico (Ramon Francisco), Pedro começou a cheirar cocaína ainda criança. Agora o jovem é conhecido das favelas do Rio de Janeiro onde vive em busca da adrenalina das drogas.

Victor (Flávio Tolezani) é o pai de Pedro e um ex-policial. Quando jovem, Victor trabalhou para tentar exterminar a cocaína da cidade do Rio de Janeiro, e nunca pensou que sua guerra contra as drogas não teria fim mesmo após ter deixado a polícia.

A minissérie, contada entre passado e presente, mostra a vida de Pedro Dom, sobre como o jovem começou no mundo das drogas até se tornar um dos assaltantes mais famosos do Rio de Janeiro. Além disso, mostra ainda a vida pessoal de Pedro, junto de sua família, principalmente com seu pai, e como o relacionamento e a vida dos dois estava mais interligada do que pensavam.

O ritmo da minissérie é rápido e desenvolve muito bem os dois personagens principais, Pedro e Victor, mostrando como a cocaína afetou a vida de ambos.

Elenco e Personagens

Os dois atores e personagens principais são definitivamente o ponto chave de toda a minissérie. A química entre Gabriel Leone e Flávio Tolezani é perfeita e a atuação de ambos como Pedro Dom e Victor Dantas realmente cativa e abala o telespectador, principalmente ao ver o relacionamento entre pai e filho se deteriorar com o tempo, mas mesmo assim sem nunca deixar de se amarem.

É o amor incondicional de Victor por Pedro que mais deixa o telespectador comovido e, mesmo já sabendo o final da história, quem assiste ainda torce para uma redenção de Pedro e um final feliz.

Direção e Fotografia

Breno Silveira conseguiu trazer para a história de Pedro Dom um lado mais humano e sensível, mostrando como o “bandido gato”, ainda era uma pessoa mesmo atrás de toda a imagem que a mídia criou dele. Mostrar ainda o abalo da família de Pedro e todas suas tentativas de ajudar o jovem sem nunca deixar de amá-lo e apoiá-lo foi importante e necessário para a narrativa.

No entanto, algumas escolhas e constante sensação de “de quem é a culpa” foram um pouco equivocadas.

Pedro era, acima de tudo, um ser humano, mas ainda era responsável por suas próprias escolhas, e, algumas vezes o telespectador, principalmente no último episódio, pode ter a sensação de quem há um peso de culpa maior sobre a família de Pedro Dom.

Ao escrever, ou nesse caso adaptar, uma história de vícios, é preciso ter uma delicadeza um pouco maior, sem tentar apontar culpados, mas ainda dando a todos os envolvidos suas devidas responsabilidades.

A fotografia, no entanto, é belíssima, com jogos de câmera que deixam a minissérie rápida e transportam o telespectador para a vida de Pedro e Victor.

Cenografia e Figurinos

A minissérie se passando por diversos anos tem uma quantidade maior de mudanças de cenários e figurinos, e que foram muito bem representados, principalmente a década de 70 do jovem Victor (Filipe Bragança).

O destaque da cenografia está na mudança que as favelas sofreram com o passar dos anos, em 70 eram pequenas e em sua maioria casas feitas de madeira, já nos anos 2000 estão bem mais populosas.

DOM é uma minissérie pesada que mostra os vários lados do vício em drogas, e como essa é uma jornada que afeta toda uma família.

E você, já assistiu DOM? Conta o que achou nos comentários.


Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.