O clássico Drácula de Bram Stoker aparece em uma nova roupagem este ano sob a tutela da famosa plataforma de streaming, a Netflix (com parceria da BBC). A obra chegou ao catálogo dia 1 de janeiro de 2020 e conta com 3 episódios disponíveis. Apesar de uma temporada assustadoramente curta, cada episódio conta com 1h30 de duração. O que pode justificar um pouco.

Sobre o Enredo de Drácula

Esta matéria irá conter spoilers sobre a mais nova série da Netflix, Drácula. Caso ainda não tenha assistido à obra, recomendo que leia outras postagens do site!

O enredo de Drácula traz, em sua essência, uma total independência entre os três episódios da série. E, tendo Mark Gatiss Steven Moffat como showrunners, os mesmos de Doctor Who e Sherlock, fica fácil se preparar para alguns erros com relação ao roteiro.

A trama segue Jonathan Harker (John Heffernan), um jovem advogado que é enviado para acompanhar uma transação imobiliária de um conde. Nas montanhas de Cárpato, Transilvânia temos Drácula (Claes Bang), o anfitrião, à espera. Lá, o rapaz recém-formado em direito é feito de prisioneiro e o conde parte para a Inglaterra. E toda a história nos é apresentada em forma de flashbacks quando Harker já está no convento sendo cuidado pelas freiras. Os episódios que se seguem e as reviravoltas que ocorrem neles não são nem um pouco satisfatórias.

Veja Também!  Confira os melhores livros de terror lançados em 2019!

A produção da Netflix, obviamente, ganha de seus novos escritores uma abordagem bem original, assim como todas as outras versões do vampiro. Sob uma expectativa muito grande, no entanto, a narrativa não consegue entregar de  forma completa o prometido.

Os primeiros momentos da série, mostrando o personagem em uma versão aterrorizante, em um cenário gótico e clássico, são bem aceitáveis. Mas a conclusão da história e as mudanças que ocorrem após isso que são um tanto quanto clichês. Elas destroem personagens importantes e criam novos mais insignificantes ainda.

Elenco e personagens

A escolha do elenco não foi terrível, mas poderia ter sido melhor. Isso porque, para uma produção deste tamanho, é preciso entender que atuações medianas não encantam e não envolvem o público. Claes Bang, no geral, performa muito bem em seu posto de protagonista, mas, com um roteiro tão desconexo e a incoerência e o amadorismo de certos fatos, fica difícil se encantar com o personagem.

Veja Também!  Confira as melhores séries de Crime!

Além disso, vale citar que nomes muito importantes do livro e de, basicamente, todas as adaptações são reduzidos a figurantes e são pouco explorados. A necessidade de imprimir um tom de humor à narrativa foi o maior erro de Gattis e Moffat.

Direção e fotografia de Drácula

Apesar de termos muitos furos no roteiro, a parte da fotografia foi um ponto positivo para a série. A obra conta com belas imagens, porém não por todo o trajeto da série, o que é uma pena. Afinal, a exploração de um cenário e figurinos de uma época passada traz um charme e um envolvimento enormes para uma produção.

Jonny Campbell (WestWorld), Paul McGuigan (Sherlock Holmes) e Damon Thomas (Killing Eve) assinam a direção da série com não tanto glamour quanto deveriam, visto que seus trabalhos anteriores já foram dignos de prêmios.

Veja Também!  Confira as novidades da semana na Netflix (27/09 - 03/10)

Cenário e figurino

Por fim, temos o cenário e o figurino da série, assim como a grande maioria dos elementos técnicos, sendo bons apenas no primeiro momento. Assim como foi mencionado anteriormente nessa resenha, a estética de uma produção com ambientação em uma época mais antiga traz mais charme à produção e visualmente se torna mais satisfatório. O último plot (reviravolta) da série acabou com tais elementos.

E você, o que achou de Drácula, a mais nova série da Netflix? Conta para a gente aí nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

1 COMENTÁRIO

  1. Bom para mim a serie tem bela fotografia um bom protagonista … Até nos dois primeiros episódios foram bem satisfatório apesar de personagens importante serem descartados… Ainda assim… Eu estava gostando mas o pulo pra aos dias modernos matou tudo !!!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.