Efeito Pigmaleão é um filme francês, do gênero drama/comédia, dirigido por Mehdir Idir e Grand Corps Malade. Foi adquirido pela Netflix depois de passar pelos cinemas franceses, em 2019. Estreou na plataforma dia 10 de abril e tem classificação de 16 anos.

Enredo

O filme conta os problemas enfrentados por professores e alunos de uma escola em uma região periférica da França. O sistema escolar não agrada nenhum lado e o ambiente parece caótico. Apesar disso, os funcionários e estudantes não perdem a alegria. Samia se muda para a região por razões pessoais e começa a trabalhar na escola como Conselheira Escolar. Apesar das dificuldades encontradas, ela não perde a esperança de transformar as vidas de muitos adolescentes ali, principalmente de Yanis. Apesar de sua indisciplina e insolência, é um garoto inteligente, no qual ela enxerga um grande potencial.

Elenco e Personagens

O elenco foi muito bem escolhido. Todos trabalham bem e se encaixam em seus personagens. Samia (Zita Hanrot) é uma personagem muito interessante e bem construída. É uma mulher corajosa e determinada, que chega para tentar ajudar a todos os alunos, mesmo que não seja possível. Ao lado de seu colega Messaoud (Soufiane Guerrab), ela se esforça para incentivar seus alunos e conseguir o melhor para eles. A atriz tem muito carisma e um olhar cativante, que se encaixa perfeitamente na personagem. Ela conquista o espectador sem muito esforço.

Veja Também!  Resenha | O Diário de Bridget Jones (2001)

Yanis (Liam Pierron) também é um personagem interessante. É um garoto esperto e muito inteligente, confronta os professores com perguntas diretas e perspicazes. Mas, ao mesmo tempo, é insolente e tem um mau comportamento. Ele se sente um tanto perdido quanto ao seu futuro, se acha incapaz de melhorar e conseguir o que quer. Ele, como os outros alunos da escola, não se sente motivado, mas isso começa a mudar com a chegada de Samia. Os dois conseguem, rapidamente, uma conexão muito interessante e genuína. Os atores se dão bem em cena e a relação entre os dois personagens é algo bonito de se ver. A atuação de Pierron é realmente boa e ele consegue se destacar. Não é a toa que foi indicado ao Prêmio César de Melhor Ator Revelação por esse papel.

Veja Também!  Onde Assistir | Filme AA do Amor online

Direção e Fotografia

A direção comete erros e acertos. Não é perfeita, mas os cineastas trabalham bem, no geral. A narrativa é fluida, nada cansativa e consegue prender o espectador. Em um momento do filme, há um recurso bem interessante, que compara uma festa dos professores com a dos alunos. Nesse momento, percebemos o quão parecidos eles são, apesar do distanciamento do dia a dia, na escola. Ambos fumam, bebem e até mesmo conversam e dançam de formas parecidas.

O roteiro é bem feito, mas tem um problema em relação à trama da protagonista: poderia ter sido mais explorada, por se tratar de uma personagem tão importante. Outros coadjuvantes têm as histórias mais trabalhadas do que ela. A música é algo muito explorado no filme: eles usam bastante o recurso da trilha sonora para tentar causar emoção, o que se torna um pouco cansativo e até apelativo. É exagerado. A fotografia é um ponto interessante: por conta do clima nebuloso, os tons ficam bem frios, mas as roupas coloridas dos personagens amenizam isso e dão tons mais quentes.

Veja Também!  Sharon Stone | 10 filmes e séries com a vencedora do Globo de Ouro

Cenografia e Figurino

As cenas se passam, praticamente todas, dentro da escola, variando entre as salas, os corredores, o pátio, a entrada e, principalmente, a sala de Samia. Há algumas cenas na prisão, no café e na rua. O figurino é, basicamente, composto por roupas de frio. Muitos personagens usam camisas e casacos de times de futebol.

Sobre o filme

Efeito Pigmaleão é um bom filme que mostra um pouco da realidade da educação na França. É um longa inteligente, que se difere de outros com premissas parecidas: nele não há a figura do professor como “herói” e do aluno como alguém marginalizado que precisa ser salvo. Através de seus personagens, o filme aborda questões muito importantes, inteligentes e necessárias, sempre com bom humor e sem perder o lado cômico, mas nunca deixando de dar a devida importância a elas.

E você? Viu o filme? O que achou? Deixe seu comentário!


Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

5 COMENTÁRIOS

      • Olá, Rebeca! Gostou do filme?

        Quem não quiser ver spoiler, não leia, por favor.

        Então, ele não foi expulso da escola e, no ano seguinte, acharam melhor colocá-lo na turma de alunos “especiais”, o que deu a entender que ele precisaria de um acompanhamento mais próximo e diferenciado. Creio que como não o expulsaram, foi como a condição de permanecer na escola.

  1. Olá! Filme top! Só não entendi quem é Marcel Gomes, aparece bem no final quando mostra os créditos, foi uma homenagem mas não entendi quem é. Quee em m puder me ajuda. Super beijos

  2. Olá! Filme top! Só não entendi quem é Marcel Gomes, aparece bem no final quando mostra os créditos, foi uma homenagem mas não entendi quem é. Quee em m puder me ajuda. Super beijos….

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.