El Presidente é uma série de drama, no estilo semi documentário, dirigida por Armando Bó e estrelada por Andrés Parra, Karla Souza e Paulina Gaitán. Estreou no dia 5 de junho, na Prime Video e tem classificação de 18 anos.

Enredo

Sergio Jadue era presidente de um time em La Calera, pequena cidade chilena. Ele havia acabado de levar seu time à primeira divisão do Campeonato Nacional e estava colhendo os frutos de seu feito, quando se viu em uma situação inusitada e fantástica (era o que parecia ser, no momento): após substituir um colega que havia sido afastado, ele foi eleito presidente da ANFP, a Associação de Futebol Chilena.

Tudo estava dando certo em sua vida: levou seu time à primeira divisão, depois de anos de tentativas fracassadas de outras gestões, e acabara de se tornar o presidente mais novo na história da ANFP, aos 31 anos. Era o momento de levar o Chile à glória e conquistar a tão sonhada Copa América. Sérgio se viu encurralado quando foi obrigado a cooperar com o FBI e passar informações sobre seus colegas da CONMEBOL. Ou era isso ou a cadeia. El Presidente é uma ficção baseada em fatos reais sobre o famoso Fifagate, operação do FBI que prendeu vários nomes importantes do futebol, como o ex-presidente da CBF, José Maria Marín.

Elenco e Personagens 

Os atores trabalham muito bem e a série tem muitos personagens interessantes, com maior destaque para as mulheres: as personagens femininas principais são muito fortes e, apesar de não serem tão bem desenvolvidas quanto o protagonista, se destacam ainda mais do que ele. 

Lisa/Rosario (Karla Souza) é a agente do FBI encarregada de realizar a investigação dos dirigentes da CONMEBOL. Para isso, ela precisa se mudar para o Paraguai (onde fica a sede) e se passar por outra pessoa, para trabalhar por lá. Ela precisou deixar a mãe doente, aos cuidados da irmã, nós Estados Unidos, e isso a martiriza todos os dias. Lisa é uma mulher muito corajosa e determinada, que está disposta a tudo para obter sucesso em sua missão. Souza faz um ótimo trabalho: faz uma bela construção de personagem, tem muito carisma e convence em cena. 

Maria Inés (Paulina Gaitán), mais conhecida como Nené, é esposa e sócia de Jadue. É uma mulher forte, muito ambiciosa e determinada, capaz de fazer qualquer coisa para conseguir o que quer. Tem um forte poder de persuasão e espírito de liderança, o que faz com que sempre tome a frente de muitas coisas relacionadas à gestão do marido na ANFP. Gaitán passa verdade e tem uma ótima e consistente atuação. Apesar de sua trama não ser aprofundada, tampouco sua personagem, ela consegue se destacar e chama bastante atenção pelo seu talento. 

Sergio Jadue (Andrés Parra) é um homem inteligente, mas não tanto. É um tipo bobo e atrapalhado, mas determinado e ambicioso. Não se sabe como, se por sorte ou realmente competência, ele consegue o que quer, tanto com seu time, Unión La Calera, quanto com a Seleção Chilena. E na vida pessoal também. A sorte parece realmente andar ao lado de Sergio, até o momento em que o FBI, na figura de Lisa, aparece. Encurralado, ele não encontra outra saída e passa a se tornar um de seus informantes. Parra faz um belíssimo trabalho e tem uma grande atuação. Ele tem um ótimo timing cômico e consegue arrancar boas risadas em momentos inesperados. 

Outros personagens que se destacam são Júlio Grondona (Luis Margani) e Jashir (Alberto Ajaka). Margani, além de ter uma grande atuação, também é o narrador da série, e faz esse papel de forma icônica. Sua narração é cheia de ironias e muito humor. Ajaka interpreta Jashir, o braço direito de Jadue: um homem violento, impulsivo e sem escrúpulos.

Direção e Fotografia

O diretor faz um ótimo trabalho e é um dos pontos mais positivos da série. Impressiona a forma como foram feitas as cenas das partidas: são realistas e transmitem muita emoção. Mesmo que esse não seja o foco de fato e que há poucas cenas de futebol, são muito bem feitas, tanto dentro quanto fora de campo. A vibração dos estádios, as festas das torcidas, tudo é bem feito e passa verdade. Quem é fã de futebol, vai conseguir se emocionar, provavelmente.

A narrativa é interessante: a história se passa no passado e no presente, para que o espectador consiga entender com clareza tudo que levou às consequências finais. É uma narrativa fluida, muito bem explicada e nada cansativa: apesar de cada episódio ser grande (quase 1 hora de duração), a série consegue prender e deixa o espectador cada vez mais interessado. O recurso do narrador é ótimo e deixa o público ainda mais interessado. As ironias e o humor são muito certeiros. O roteiro é bem construído e, apesar de ser focado em Jadue, consegue dar destaque a muitos outros personagens, são bem trabalhados. A fotografia está, em sua maioria, em tons quentes e bem colorida. Há muita imagens bonitas de Santiago, capital do Chile.

Cenografia e Figurino

A série se passa em diversos lugares diferentes, mas os que se destacam são a casa de Jadue e Nené, a casa de Lisa, a sede da CONMEBOL, da FIFA, as belas ruas de Santiago, a agência de viagens e os estádios. Há muitos objetos referentes ao futebol. As roupas são, em sua maioria, formais. Muitos usam ternos e roupas sociais, além dos uniformes de futebol e da polícia. 

Mais sobre a série

El Presidente é uma produção muito inteligente, que consegue contar um dos maiores escândalos do futebol de forma explícita, divertida, cômica e muito irônica, sem perder a seriedade que o assunto necessita. Tem excelentes atuações e uma direção acima da média. Quem é fã de futebol precisa assistir, mesmo que já conheça toda a história. 

E você, o que achou da série? Deixe nos comentários!

Veja Também!  Onde Assistir | Série The Alienist online
Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.