Explicando – A Mente é um documentário sociocultural original da Netflix, narrado pela atriz Emma Stone. Com cinco episódios de aproximadamente 20 minutos, somos apresentados a assuntos relacionados à mente. A produção que estreou em 12 de setembro de 2019 na Netflix tem classificação de 14 anos.

Sobre o Documentário

Explicando – A Mente é narrado pela atriz Emma Stone (La La Land), que em cinco episódios apresenta ao público assuntos como: Memóriasonhosansiedademeditaçãopsicodélicos.

Falando sobre a memória, alguns aspectos sobre como algumas pessoas conseguem decorar coisas tão facilmente e se temos como lembrar pequenos detalhes de algo que marcou no passado são mostrados. Inclusive, o ocorrido no dia 11 de setembro de 2001, quando houve o atentado as torres gêmeas do World Trade Center foi usado de pano de fundo para testar a memória de algumas pessoas.

No segundo episódio, é discutido a temática dos sonhos, se eles tem algum significado ou não e por que temos alguns sonhos estranhos. Em seguida, é discutido a ansiedade, um assunto bastante complexo que gera inúmeros conflitos na cabeça de uma pessoa.

Veja Também!  Onde Assistir | Série Insatiable online

Por fim, nos últimos dois episódios são abordados os benefícios que a meditação e os psicodélicos podem trazer. O primeiro, a partir da respiração, pode ser um calmante para diversas situações e os polêmicos psicodélicos, usados de maneira correta e pelas pessoas certas, segundo os especialistas, podem causar alguns benefícios na vida destas pessoas.

Sobre a Temática

Os episódios são bem curtos, então em pouco mais de uma hora você consegue assistir. Quem conduz a narração dos acontecimentos é Emma Stone, porém ela não aparece. Alguns especialistas e leigos dão seus pontos de vista do que estudaram ou vivenciaram.

Alguns fatores bem interessantes são destacados, como os motivos que são predominantes para que lembremos de algumas memórias, além de uma dica, de que para memorizarmos algo é mais fácil contextualizá-lo em uma história.

Veja Também!  Onde Assistir | Documentário Eu Vi online

Sobre os sonhos, descobrimos que Salvador Dalí se inspirava muito neles para criar suas obras e que no passado diversos livros que tentavam desmistificar os sonhos foram queimados pelos nazistas.

Você sabia que um ataque de ansiedade ou pânico é uma forma de se proteger contra medos ou situações que a princípio são ameaçadoras? Pois é! Os problemas de ansiedade tem sido bastante discutidos nos dias de hoje, porém, isto não significa que hoje as pessoas são mais ansiosas que no passado.

Em meu ponto de vista, a temática sobre a ansiedade foi a mais interessante, pois abordou alguns temas que são extremamente recorrentes as pessoas que tem ataques de pânico. Para quem não tem muita noção de como estes problemas afetam o ansioso, é uma aula bastante interessante.

A Estética e a Narração

Eu tive um problema sério em alguns momentos da narração, pois achei que era feita de maneira muito rápida. Por incrível que pareça, quando ela estava narrando sobre crises de ansiedade, a velocidade da voz começou a me deixar nervosa (Sim, eu sofro de ansiedade). Não sei se isso acontece apenas na dublagem ou a atriz tem esta característica de falar rapidamente e sem pausas, porém, foi algo que teve um destaque negativo no momento em que eu estava assistindo. Como dito anteriormente, Emma não aparece fisicamente, apenas através de sua voz. Teria sido interessante ouvir sua experiência com a luta contra a ansiedade.

Veja Também!  Onde Assistir | Filme Street Flow online

A estética da série traz uma imagem bastante bonita e agradável. Mostrando acontecimentos antigos e desenhos com cores chamativas, a série parece simples, porém bem feita. Em vários momentos vemos como o cérebro é dividido, todos explicados pela narradora.

E aí, já assistiu Explicando – A Mente? Conta pra gente o que achou!

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.