Expresso do Destino é o primeiro filme original turco da Netflix. Com 1h 30min, a produção acompanha um casal de desconhecidos que dividem uma cabine de trem na Turquia. A longa viagem acaba por aproximá-los e revelar um ponto em comum no passado romântico de ambos.

Enredo

Ali e Leyla embarcam em um trem para uma viagem de 14 horas. Obrigados a dividir uma cabine por todo esse tempo, Ali sugere que eles pelo menos se conheçam melhor. Meio contrariada, Leyla aceita, e então eles trocam experiências. Durante as conversas, eles descobrem uma inacreditável coincidência em seus passados.

Não acontece muita coisa em Expresso do Destino, além de conversas profundas e cenas externas pontuais. A proposta do filme é justamente uma história que se passe durante a viagem de trem, e nem mesmo flashbacks trazem cenas fora desse formato.

Veja Também!  Raya e O Último Dragão | Assista ao trailer dublado da animação!

Mesmo para o gênero de drama, o longa é um pouco parado em relação à dinâmica, e alguns elementos dos personagens e da situação em si são um tanto clássicos. Não é um filme revolucionário, mas trata de emoções reais e apresenta um casal com química, portanto vale a pena seu tempo.

Apesar da clara similaridade que vem sendo comentada com o filme Antes do Amanhecer, de Richard Linklater, Expresso do Destino é na verdade uma adaptação de Hur man stoppar ett bröllop (How To Stop a Wedding), uma produção polonesa de 2015 dirigida por Drazen Kuljanin.

Elenco e Personagens

Além dos protagonistas, praticamente apenas um garçom e um motorista de táxi têm alguma fala no filme. Expresso do Destino é construído na base do diálogo entre os personagens de Dilan Çiçek Deniz e Metin Akdülger, que revivem diversas emoções conforme os assuntos que abordam.

Veja Também!  Ezra Miller | Todos os filmes já estrelados pelo ator

O personagem de Ali se apresenta como um homem romântico e sensível, esperançoso apesar de um passado difícil. Já Leyla tem uma personalidade mais consternada, quase antipática e envolvida por mágoas não resolvidas. A combinação rende bons diálogos e reflexões.

Direção e Fotografia

O diretor é Ozan Açiktan, que também tem outra produção não original da Netflix, mas que está disponível na plataforma, chamada Sen Kimsin?. A sequência das cenas em Expresso do Destino foi bem interessante e incomum. O filme foi dividido em partes, que eram marcadas por letras garrafais indicando a parte prestes a começar, com alguma paisagem de fundo e acompanhada de uma música. A fotografia foi muito bem trabalhada, principalmente levando em conta que os elementos a serem retratados eram quase sempre os mesmos: um ou ambos os personagens conversando ou refletindo. Vários enquadramentos e efeitos diferentes foram usados ao longo da trama.

Veja Também!  Resenha | A Caminho da Lua (Original Netflix)

Cenografia e Figurinos

A dinâmica em Expresso do Destino fica mais por conta da interação entre os personagens, já que praticamente 80% das cenas se passam dentro do vagão do trem em um único dia. Portanto, não há nenhuma mudança de figurinos, e os cenários diferentes da cabine são apenas uma estação, uma rua noturna e um calçadão.

O que você achou de Expresso do Destino? Gostou do final? Deixe sua opinião nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.