Família Yakuza é o mais novo filme japonês a pousar na Netflix. Com direção de Michihito Fujii, a obra mistura suspense e drama para mostrar uma nova visão da Yakuza, a maior organização criminosa do Japão. Mas será que vale a pena conferir o filme?

Antes de mais nada, assista ao seu trailer:

Enredo

Kenji era apenas um jovem imaturo quando seu pai, um membro da Yakuza, faleceu. Prometendo honrá-lo com um ato de vingança, ele acaba se juntando a Yakuza e, ao longo dos anos, percebe que essa pode não ter sido a melhor escolha de sua vida. Conforme amadurece, Kenji também lida com as consequências de suas escolhas e, agora, tenta dar um jeito de encerrar esse ciclo para que o restante de sua família possa ter paz.

O filme criminal não tem tantas cenas de ação quanto o esperado (embora elas, de fato, ainda estejam lá): isso porque o projeto é mais focado no drama, no desenvolvimento de seus personagens. O grande quê deste filme não é mostrar a Yakuza em ação, mas como a Yakuza age no interior de seus integrantes, atacando indiretamente suas vidas, suas famílias e suas felicidades.

Neste sentido, o filme pode parecer um pouco lento por ser um tanto parado, principalmente para uma produção de 2h15m de duração. No entanto, quando você menos espera, o roteiro dá um giro e prende novamente o espectador à cena.

Resenha | Família Yakuza (Original Netflix)

Elenco e Personagens

Família Yakuza começa em 1999, com um Kenji imaturo e irresponsável, e acompanhamos todo o seu desenvolvimento ao longo de 20 anos. Mais do que seu crescimento físico e mental, é interessante ver como a história tende a se repetir, com a Yakuza extremamente infiltrada em sua família. Se nos seus dias de juventude ele era inconsequente, hoje ele pensa em todos a sua volta para tomar as melhores atitudes possíveis.

Quem estrela o filme é Go Ayano, astro japonês de 39 anos que já passou por diversos gêneros na dramaturgia japonesa, de comédia romântica a live-actions de mangás populares, mas também mostrou grande talento para um papel tão sério quanto o de Kenji, que interpreta com perfeição.

Hayato Isomura, de 28 anos, aparece só no arco final do longa, como Tsubasa em sua versão mais velha (e uma cópia quase descarada de seu tio na juventude, o que é um dos pontos mais incríveis de Família Tsubasa), mas também chama atenção por ambos carisma e talento.

Resenha | Família Yakuza (Original Netflix)

Direção e Fotografia

Família Yakuza é por Michihito Fujii, que já trabalhou em outros filmes populares como Day and Night, The Journalist e The Brightest Roof in the Universe, todos dramáticos e que exploram a fundo seus personagens, característica já conhecida do cineasta e que não passa despercebido em seu novo projeto.

O filme vai bem a fundo em sua pegada dramática e sombria ao trazer isso também para as telas: poucas cores são vistas em cena, com vestimentas sempre pretas ou escuras e uma baixa iluminação — embora essa seja perfeitamente dosada para não atrapalhar a experiência do espectador também.

Resenha | Família Yakuza (Original Netflix)

Cenografia e Figurinos

Já foi falado sobre a iluminação baixa do filme, e isso está muito ligado a sua cenografia: os locais escolhidos para a maioria das cenas são pouco iluminados (e nem exigem grande iluminação), tanto pelas cenas em sua maioria noturnas quanto também para expor a pobreza das regiões em que os personagens circulam.

Família Yakuza é um daqueles filmes que fazem os figurinos parecerem significantes, mas que na verdade são essenciais para a construção do clima da obra: as roupas constantemente escuras e em tons neutros, sem cores ou estampas chamativas, dão continuidade à paleta de cores secas do filme.

Além das vestimentas em si, os cabelos despenteados também dão um toque bem Yakuza ao filme, deixando de lado todo o tom engomadinho dos típicos personagens assalariados para dar espaço a personagens desleixados que trabalham no submundo, incluindo suas tatuagens.

Resenha | Família Yakuza (Original Netflix)

E você, o que achou de Família Yakuza? Conta pra gente nos comentários!


Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.