O longa metragem americano Ford VS Ferrari foi lançado em 2019 pela produtora 20th Century Fox. Trata-se de um filme documentário de drama com 152 minutos duração que foi dirigido por James Mangold e protagonizado por Christian Bale e Matt Damon. O filme tem a classificação indicativa de 12 anos no Brasil.

Sobre o Enredo

Na década de 1960 a empresa automotiva Ford passava por uma crise, o que levou a mesma a montar uma nova estratégia para ultrapassar sua maior concorrente Ferrari: competir contra a mesma no ramo das corridas automobilísticas, onde até então a Ferrari liderava.

A procura da melhor equipe para colocar o projeto em ação, o ex piloto Carroll Shelby (Matt Damon) é contratado para comandar a parte prática, selecionando os melhores engenheiros como seu amigo Ken Miles (Christian Bale), que também era piloto, e assim o grupo trabalhou determinadamente para construir o Ford GT40, um carro que prometia ser mais veloz e resistente das pistas.

O filme gira em torno de toda essa experiência dos dois amigos em construir o carro perfeito que iria vencer a tão famosa corrida das 24 horas de Le Mans. Eles passam por vários problemas, como defeitos nas partes mecânicas do carro e superiores da Ford ditando suas regras voltadas ao marketing e imagem da empresa. Esses obstáculos acabaram atrapalhando os planos da dupla.

Elenco e Personagens

Temos Christian Bale como um dos protagonistas, o ator já ganhou um Oscar em 2011 na categoria de melhor ator coadjuvante e um globo de ouro em melhor ator em cinema, além de outros prêmios.Também tem sua fama em grandes papéis como o famoso Bruce Wayne em Batman Begins (2005) e agora em Ford VS Ferrari teve mais uma oportunidade de mostrar seu talento ao interpretar o piloto e engenheiro mecânico Ken Miles, um personagem que de início passa a imagem de ser simples mas conforme o filme se desenrola podemos ver a complexidade e importância do mecânico.

Todos os personagens foram bem interpretados e marcantes, desde os papéis grandes como o de Matt Damon até os secundários como o de Ray McKinnon, todos cumpriram uma função a longo do filme que ao todo se fez muito importante.

Direção e Fotografia

James Mangold soube como comandar o ritmo do filme, deixando a história não ser tão entediante como um filme documentário, equilibrando com alguns momentos mais longos para dar ao espectador uma breve explicação mais histórica sobre a situação. Porém ainda se sente falta de um pouco mais de dramatização e profundidade em certas cenas do filme.

E temos também os enquadramentos, que foram escolhidos de maneira certeira, focando em planos detalhe quando se precisava passar a tensão de um personagem e planos gerais para embelezar o filme com as paisagens enquanto mostrava os carros correndo.

A iluminação utilizada cria um clima quente e claro toma conta de grande parte do filme, sempre deixando uma sensação de ânimo e positividade mesmo em momentos de tensão durante o longa.

Cenografia e Figurino

Os cenários foram umas das partes mais trabalhosas para serem recriados mas muito bem feitos, passando bem a sensação de realidade em locais como as pistas de corrida, as sedes das empresas e até mesmo a oficina gigante onde construíram o carro para a Ford, deixando tudo ainda mais rico com pequenos detalhes na decoração.

Enquanto os figurinos se misturavam bem a toda a cenografia do filme, com estilos de roupas e acessórios todos de época além da preocupação em fazer uma maquiagem que simulasse suor e sujeira.

Trilha Sonora

Além das músicas produzidas por Marco Beltrami e Buck Sanders especialmente para o clima do filme, o longa conta com músicas de artistas que faziam sucesso nos anos 90 como Rolling Stones, Greta Van Fleet, Motörhead entre outros, dando um toque ousado e agitado para as cenas.

O filme foi uma grande aposta no Oscar, de suas quatro indicações levou dois prêmios: Melhor Edição e Melhor Edição de Som.

E você, o que achou do filme Ford VS Ferrari? Deixe seu comentário!


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.