Fortuna pelos Canos é uma produção indiana de 114 minutos produzida pela Netflix. A estreia do drama foi na última sexta-feira (05), e o filme é indicado para maiores de 12 anos.

Enredo

Fortuna pelos Canos conta a história de Sarita Pillai, funcionária de banco, esposa e mãe. Apesar de ter um bom trabalho, as dívidas do marido são uma preocupação para a família dela. Além disso, seu marido, Sushant Pillai, não ajuda com as tarefas de casa e ela sente que ele guarda mágoas dela por um evento no passado dos dois.

Frustrada, Sarita não consegue dormir, e em uma noite ela ouve barulhos estranhos no cano de cozinha (algo que ela já havia pedido para Sushant consertar). Quando procura ver melhor o que está acontecendo, Sarita descobre vários bolos de dinheiro que passam pelo cano do prédio e vão parar em sua casa. A partir daí, ela começa a esconder o dinheiro, esperando que consiga resolver sua vida de uma vez por todas quando chegar a um bom valor.

Veja Também!  Resenha | O Farol (2019)

O filme continua se desdobrando em consequência das atitudes de Sarita e de acontecimentos político-econômicos do país, fazendo menção a fatos reais, como o “recall” de dinheiro que ocorreu na Índia em 2016. É uma ótima oportunidade para entender melhor a cultura moderna do país.

Fortuna pelos Canos também traz um olhar muito delicado sobre os traumas emocionais e o desgaste de relacionamentos. Além de combinar a ficção com fatos recentes, o filme foca em uma camada social não privilegiada, ainda que de vida estável, seus temas comuns que muitas vezes são diferentes dos ocidentais, como o casamento.

Elenco e Personagens

Fortuna pelos Canos se desenvolve mostrando flashs do passado de Sarita que a levam a ter os sentimentos atuais e também seu dia a dia. Apesar de ter alguns momentos divertidos, o drama foca bastante nas emoções da protagonista, expondo alguns aspectos da sociais como a sobrecarga de mulheres trabalhadoras e donas de casa, e as diferenças culturais entre homens e mulheres, principalmente no país dos personagens. O filme é estrelado por Saiyami Kher, ao lado de Roshan Mathew.

Veja Também!  Resenha | Bárbaros - 1ª Temporada (Original Netflix)

Direção e Fotografia

A direção de Fortuna pelos Canos é de Anurag Kashyap, muito conhecido entre o cinema híndi e internacionalmente.

A fotografia do longa é impecável, o que não é uma surpresa devido ao histórico das produções indianas que costumam trabalhar muito bem a estética do filme e as câmeras. Em alguns momentos até acontece de a protagonista olhar para a direção da câmera, dando a impressão de que ela se comunica com o espectador diretamente.

Cenografia e Figurinos

O filme apresenta trajes típicos do país, mostrando o tradicionalismo da família de Sarita. Além disso, a cada troca de figurino, mais olhares admirados a protagonista deve receber dos espectadores.

Os cenários do longa foram bem diversificados, sempre mostrando lugares comuns do cotidiano indiano: prédios comunitários, trens, um banco pequeno, lojas de utilidades.

Veja Também!  Ficha Técnica | O Sol é Para Todos (1962)

E aí, o que você achou de Fortuna pelos Canos? Conte pra nós nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.