Fragmentado é um filme de suspense psicológico de 2016, produzido pela Blumhouse Pictures, foi dirigido e escrito por M. Night Shyamalan. O filme é uma sequência indireta para o filme Corpo Fechado (2000), que também foi escrito por M. Night Shyamalan, no entanto o telespectador não nota a ligação entre os filmes até o final de Fragmentado, quando o personagem de Bruce Willis, David Dunn, aparece. O longa conta como nomes como James Mcavoy, Anya Taylor-Joy, Betty Buckley, Haley Lu Richardson, entre outros.

Enredo de Fragmentado

O filme começa com três garotas sendo sequestradas em um estacionamento. Casey Cooke (Anya Taylor-Joy), Claire Benoit (Haley Lu Richardson) e Marcia (Jessica Sula) logo notam que seu sequestrador não é um homem insano usual. Acontece que Kevin Wendell Crumb possui 23 personalidades, e para o azar das meninas são as personalidades de Dennis e Patricia que estão no comando, dois alteres egos de Kevin que foram banidos pelas outras personalidades por serem extremos em suas crenças. Há também a personalidade de Hedwig, uma criança de 9 anos que não deixa de ser tão sádica quanto os outros dois. Juntos, essas personalidades acreditam em um 24º álter ego, que eles chamam de A Besta, alguém que conhece transformar o corpo de Kevin em algo monstruoso.

Quando as meninas lutam para fugir, Dennis decide deixá-las separadas, e é nesse contexto que o telespectador começa a ter vislumbres da vida de Casey. A menina não teve uma boa infância e carrega até os dias de hoje o peso de ter perdido seu pai jovem e ter que conviver com seu tio, e abusador.

Acontece que a personalidade de Dennis estava atrás de jovens que, segundo ele, não sofreram maus-tratos em suas vidas, sendo assim impuras. São essas meninas, Claire e Marcia, que Dennis sequestrou para servir de alimento para A Besta, Casey foi apenas uma infeliz coincidência no rapto.

O filme mantém com destreza o telespectador ansioso pelo desenrolar da história, com bons momentos de tensão e suspense.

Elenco e Personagens

O destaque de atuação fica com James Mcavoy e sua facilidade em trocar de personalidade em um segundo. James consegue passar do frio Dennis para o infantil Hedwig e então para a assustadora Besta, fazendo o telespectador realmente acreditar que são pessoas diferentes.

Anya Taylor-Joy também consegue passar para as telas todo o sofrimento que Casey Cooke passou em sua vida, e como esses traumas a ajudaram a sobreviver ao cativeiro.

Direção e Fotografia

A direção de M. Night Shyamalan peca apenas na retratação de uma pessoa que sofre de Transtorno Dissociativo de Personalidade. Mesmo que James Mcavoy tenha atuado com destreza, a utilização dessa condição psicológica não foi tão bem executada, deixando o personagem e seu transtorno como algo saído de uma história de super heróis. Claro que ao analisar a trilogia completa, Corpo Fechado (2000), Fragmentado (2016) e Vidro (2019), toda a narrativa faz sentido, mas como um filme solo, trás o questionamento de como uma pessoa que sofre de Transtorno Dissociativo de Personalidade realmente é.

A fotografia do filme, no entanto é realmente muito bem feita e traz todo o suspense necessário para as telas.

Cenografia e Figurinos

Tanto o cativeiro quanto a moradia de Kevin foram muito bem criados e até os últimos minutos de filme o telespectador ainda não sabe dizer onde as meninas estão exatamente presas, apenas que estão em algum lugar subterrâneo.

Em relação ao figurino, também conseguiram trazer a personalidade de cada personagem para suas roupas, principalmente no caso de Casey.

Dennis é um homem obcecado por limpeza e cada vez que as meninas se sujam ele faz com que tiram a peça manchada, no entanto, Casey parece ter um estoque infinito de blusas nela. Isso mostra ao telespectador a relutância de Casey em mostrar seu corpo devido aos abusos que sofreu, bem como suas cicatrizes.

No geral Fragmentado funciona muito bem como um filme de suspense psicológico e consegue entregar o que propõe, contudo, a representação fantasiosa de como funciona o Transtorno Dissociativo de Personalidade é um grande ponto negativo, mesmo que James Mcavoy tenha representado cada uma dessas personagens com maestria.

E se você leitor assistiu esse filme, conta o que achou nos comentários.

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.