Garota Exemplar foi lançado em 2 de outubro de 2014. A direção fica por conta de David Fincher e seu elenco é composto por Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Tyler Perry, Carrie Coon, Kim Dickens, Patrick Fugit, David Clennon, Lisa Banes, Missi Pyle, Emily Ratajkowski, Casey Wilson, entre outros nomes.

Enredo de Garota Exemplar

Garota Exemplar, dirigida por Fincher, é uma adaptação de um romance de mesmo nome, escrito por Gillian Flynn, que também assina o roteiro. O filme conta a história de Nick (Ben Affleck), que estava em um dia especial, já que era o quinto aniversário de casamento com sua esposa, e decide ir ao seu bar e de sua irmã gemia, como sempre faz. No entanto, quando ele volta para casa, se depara com uma parte dela revirada, além disso, ele não encontra sua esposa Amy (Rosamund Pike), que, logo depois de chamar a polícia, é dada como desaparecida. Depois, com a investigação achando cada vez mais pistas do crime e com o passado dos dois sendo revelado, Nick não só vira o principal suspeito da polícia, mas também do público.

O filme possui um ritmo bem lento, porém isso não atrapalha na narrativa já que o mistério envolvido prende a atenção do público. E esses momentos mais lentos acabam favorecendo a obra já que o público tenta resolver o caso junto com os personagens da trama. Mas há um ponto negativo, no caso, a duração do filme, que poderia ser otimizada.

Elenco e Personagens

A construção dos personagens aqui, principalmente dos protagonistas, são feitas de forma primorosa, onde o roteiro constrói ótimos personagens que fazem o público duvidar do caráter e da moralidade deles. Além disso, a obra não possui personagens clichês ou totalmente bons, ou totalmente maus, eles flutuam entre os dois, tendo suas horas totalmente boas, mas vemos que são falhos mesmo assim.

Ademais, perfeição e aparência são algumas das questões abordadas pela trama, já que Amy é famosa por uma série de livros infantis que trazem como protagonista Amy Exemplar, personagem que seus pais basearam nos eventos da infância de sua filha, mas que nunca chegaram a acontecer, como o fato dela jogar vôlei ou tocar violoncelo.

O elenco faz um trabalho incrível, a escolha de Ben Affleck como Nick é muito assertiva, já que é comum na carreira do ator ver uma atuação sem muita expressão. E isso cai aqui como uma luva, pois é possível ver que Nick estava distraído a muito tempo, algo que fica evidente na cena onde a polícia faz perguntas simples sobre a esposa que ele não consegue responder. Mesmo assim, é possível ver um esforço maior por parte do ator, como por exemplo o olhar vazio pro nada, o que mostra como ele esta perdido em toda a situação. Entretanto com certeza o maior destaque vai para Rosamund Pike, que faz um atuação impressionante e mutável junto com a personagem. Por fim, as atuações dos personagens de apoio são muito bem executadas e extremamente carismáticas.

Direção e Fotografia de Garota Exemplar

David Fincher é o diretor de várias obras renomadas como Clube da Luta, Seven – Os sete Crimes Capitais, A Rede Social, O Curioso Caso de Benjamin Button, Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, e por ai vai, e aqui ele não faz um trabalho que não seja a altura de sua filmografia. O filme discute vários temas como relacionamentos abusivos, aparências que mostram o que não são, como a mídia controla tudo de forma sensacionalista, entre outras coisas que são discutidas no roteiro mas são passadas do script para a tela, de forma em que o filme não fique chato e repetitivo, mas sim uma narrativa fluida.

A fotografia conta muito sobre a obra e influencia as emoções dos telespectadores pelo seu uso da iluminação e cores, como no primeiro flashback, onde Amy (Rosamund Pike) e Nick (Ben Affleck) se conhecem e se apaixonam, o interessante nesta cena é a falta do uso de cores quentes e saturadas, na verdade não só nessa, mas na maioria que os dois estão juntos. E isso é no mínimo incongruente com o que eles deveriam estar sentindo, já que as cores frias estão relacionadas a tristeza e as quentes com a felicidade, é por meio dessas e outras ferramentas o filme mostra que há algo errado.

Cenografia e Figurinos

Tanto a cenografia quanto os figurinos são partes simples quando se fala em mostrar a  cultura ou diferenças sociais por meio de objetos, cenários e roupagem, mas, quando elas trabalham junto com a fotografia, crescem muito, como por exemplo o vestido na tábua de passar roupa, vestido que seria a que Amy usaria na comemoração do seu aniversário de casamento, mas a roupa é cinza, mais uma vez, uma cor fria.

E você? O que achou do filme? Conte pra gente nos comentários.

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.