O mês de setembro está chegando e com ele vem a época em que falar sobre problemas psicológicos ganha um grande palco. Ano passado, o Entreter-se produziu uma lista com livros que tratam sobre o tema e Garotas de Vidro está incluso (você pode conferir a lista bem aqui!).

O livro escrito por Laurie Halse Anderson traz Lia, uma garota que enfrenta sua adolescência da pior forma: tendo que lidar com o luto da sua melhor amiga que, até então, morreu de forma misteriosa e ter que lidar com um monstro dentro de sua mente chamado desordem alimentar.

Ficha Técnica

  • Título: Garotas de Vidro – A Verdade nem Sempre é o que Enxergamos
  • Título original: Wintergirls
  • Autora: Laurie Halse Anderson
  • Editora: Novo Coneito
  • Páginas: 272
  • Ano de lançamento: 2012

Enredo

Lia e Cassie eram duas melhores amigas que cresceram compartilhando o mesmo desejo: a de serem as garotas mais magras da escola, não se importavam com popularidade ou qualquer outra coisa do tipo, elas apenas queriam ter o corpo desejado.

Veja Também!  Resenha | A Caminho da Lua (Original Netflix)

Além desse desejo que parecia insano, as duas tinham vidas complicadas quando se tratava sobre família e sentimentos, encontravam segurança na amizade e na anorexia, onde acreditavam que nunca seriam abandonadas por nenhuma dessas duas coisas. Mas não é como acontece.

Cassie é encontrada morta num quarto de motel, antes de falecer havia ligado para Lia 33 vezes e o antigo estado da amiga desperta nas pessoas ao redor de Lia uma angustia por mudanças não importava como fossem. Agora Lia além de não ter mais sua amiga também estava a ponto de ser abandonada pela anorexia.

Lia está passando por uma confusão mental, sentimental e por um luto. Isso mexe com traumas e gatilhos, nessa história acompanhamos seu desenvolvimento.

Personagens

Apesar do livro nos apresentar a família de Lia no pano de fundo, nitidamente ela é a personagem que mais tem impacto e importância, não apenas por ser protagonista, suas ações modificam tudo na história.

Com ela, o leitor consegue compreender como é uma pessoa que passa pelos mesmos problemas que ela. Ver que o transtorno alimentar não vem isolado, a depressão sempre está ali ao lado, por várias cenas vemos como Lia muda de humor frequentemente, o quanto ela se vê solitária e não se vê de uma forma boa.

Veja Também!  Resenha | Borat (2006)

Acompanhamos o dia-dia angustiante de uma garota que divide sua atenção entre se limitar a comer, a se mostrar forte para a irmã e a tentar curar a cicatriz do luto. O processo pelo qual ela precisa passar para encarar os problemas para enfim começar a viver novamente.

Escrita do Autor

Laurie Halse Anderson escreve de forma angustiante e é exatamente esse o sentimento que precisa ser passado. Nossa protagonista está passando por um turbilhão de problemas e sentimos na pele cada um deles já que é uma história contada por sua visão.

Laurie tomou um cuidado especial ao abordar o assunto e não estereotipou a situação e muito menos deixou muito dramático levando em consideração todos os aspectos da narrativa.

Veja Também!  Resenha | Kadaver (Original Netflix)

Mesmo já tendo um palpite sobre o motivo da morte de Cassie, a escritora constrói um mistério acerca disso, como se Lia no fundo soubesse e não quisesse admitir o motivo, sendo revelado somente quando a garota estava pronta para mudar de vida.

A escritora desempenha um estilo sem regalias na escrita e traz fácil entendimento para quem lê. Muitas vezes escrevendo de forma livre como se quisesse que o leitor estivesse dentro da mente de Lia.

Por ser um assunto pesado e delicado não dá para dizer que é uma leitura leve, mas com toda certeza é uma leitura que flui rápido.

Você pode comprar o livro por aqui.

Já leu? Qual sua opinião? Comente!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.