Girl é o primeiro longa do diretor flamengo Lukas Dhont. O filme é estrelado por Victor Polster em uma performance como uma garota transexual treinando para se tornar uma bailarina.

Esta produção parece fantástica só por não tem receio de abordar uma série de temas complicados. Mas a jornada emocional da protagonista permanece um pouco interiorizada demais, especialmente da metade para o final, que foi, sem dúvida, um dos mais comentados em Cannes ano passado.

Lara (Polster) se mudou com seu pai Mathias (Arieh Worthalter) e irmão mais novo (Oliver Bodart) para uma nova cidade. Lá ela começou a estudar em uma das mais famosas academias de dança da Bélgica.

Simultaneamente, a menina está se preparando para a transição, já que nasceu no corpo de um menino. Não há situações do tipo “isso é absurdo”, pois a maior parte dos que convivem com Lara entende o que se passa com ela, desde o pai e a família até os médicos e as pessoas em sua nova escola.

Girl conta o drama da transformação de uma adolescente transgênera

De fato, exceto por uma cena extremamente humilhante em que Lara é basicamente reduzida a seus genitais por algumas de suas colegas, o drama da Girl não vem de nenhuma fonte ou pressão externa.

Em vez disso, as batalhas de Lara são em grande parte internas. Há a luta física diária, pois ela tem que continuar combatendo quaisquer sinais que possam fazê-la parecer um garoto para os outros e para si mesma. Mas, geralmente, o problema maior é sua tentativa de ser uma estrela do balé.

Uma sensação de desespero silencioso começa a se infiltrar na segunda parte de Girl. É quando a impaciente Lara começa a suspeitar que os hormônios que está tomando não estão funcionando. “Você quer ser uma mulher imediatamente”, diz o pai, “mas você também é uma adolescente”, repetindo o conselho de seu psiquiatra.

Essa relação pai e filha é linda e comovente de assistir. Ele abraça mesmo todas as ansiedades, frustrações e medos de Lara. Ele entende a personalidade da menina. Ela não é muito falante, tem um traço de caráter agravado pelo fato de que também é uma adolescente à beira da idade adulta, uma pessoa ambiciosa e exigente em termos de carreira.

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.