Golpe de Classe é uma produção Original Netflix dirigida por Sudhir Mishra. O longa é baseado em um romance do jornalista Manu Joseph, publicado há 10 anos. O roteiro é escrito por Bhavesh Mandalia e Abhijit Khuman.

Sobre o Enredo

O roteiro é escrito por Bhavesh Mandalia e Abhijit Khuman, que criam uma estrutura cronológica simples para uma história que mostra o antagonismo entre classes, a ambição intelectual, os limites da fama e, principalmente, o peso das castas nos indianos.

A trama de Golpe de Classe se inicia com Ayyan (Nawazuddin Siddiqui), que está na mira de seu chefe, o formidável cientista Arvind (Nassar), que trabalhou por décadas no Instituto Indiano de Ciência em Mumbai, tentando conseguir doações para um projeto em andamento.

Nenhum de seus colegas está convencido de que a teoria de Arvind merece muita atenção ou apoio. Ayyan escuta atentamente cada reunião e conversa e, por meio de pequenos subterfúgios e perguntas insistentes, consegue atrair a ira de Arvind. Existe um propósito por trás desse antagonismo?

A raiva de Arvind em relação a Ayyan é grande, quase abusiva, e Ayyan nutre um sentimento de angústia quanto a isso. Ayyan mora em uma péssima casa da BBD em Mumbai, com sua esposa Oja (Indira Tiwari) e seu filho de 11 anos Adi (Aakshath Das).

Ayyan oferece a Adi conhecimento científico em pequenas doses, que ele sabe aproveitar bem, e põe em ação um plano para convencer a todos de que o menino é uma criança prodígio.

A ciência aparece, aqui, como uma as maiores esperanças da humanidade para cruzar barreiras artificiais e encontrar soluções para seus problemas.

Ayyan tentará superar os limites impostos pelo sistema de castas e mudar a vida de sua família através de seu filho.

Elenco e Personagens

O elenco de Golpe de Classe é composto por atores muito bons e famosos no cinema indiano. A direção não poderia ter escolhido pessoas melhores para interpretarem os papeis.

O protagonista do filme é Ayyan, um pai que busca mudar a vida de sua familia através da genialidade de seu filho. Poucos atores de cinema hindi nos últimos 20 anos tornaram o papel do herói indiano comum tão aspiracional para os atores quanto Nawazuddin Siddiqui.

A sua capacidade de usar seu corpo para se expressar, incluindo o uso intenso de seu rosto versátil, aumenta sua capacidade de entrar na pele de personagens desse meio. Ele mostrou essa coragem em muitos papéis antes e aqui, em Golpe de Classe, isso se repete.

Aakshath Das interpreta Adi, filho de Ayyan. Das é muito convincente em seu papel de gênio mirim que pode salvar a sua família.

Indira Tiwari interpreta Oja, a esposa de Ayyan e mãe de Adi. Apesar de diálogos engraçados, o público pode perceber a angústia da mulher através da excelente interpretação de Tiwari.

Arvind também é um dos personagens chave para o entendimento da narrativa. Nassar cumpre o propósito de seu personagem na história – tornar as grandes inseguranças de homens poderosos repulsivas e fascinantes ao mesmo tempo.

Direção e Fotografia

O diretor Sudhir Mishra cria uma narrativa perfeita que conta ao público um pouco da história do sistema de castas da India. 

Por meio de uma narrativa linear, Mishra permite que os destinos que se cruzam dos dois protagonistas mostrem como hierarquias feitas por humanos construídas em torno de castas e status social podem alimentar batalhas selvagens. A direção também faz uso do humor, principalmente nos diversos diálogos do filme, para fazer uma crítica ao sistema falido.

A câmera acompanha, do alto, as péssimas condições em que vive Ayyan. Ao mesmo tempo, tomadas com close buscam acompanhar os sentimentos e as angústias expressas por um pai que tenta, a todo custo, mudar a vida de sua família.

A fotografia também trabalha muito bem em Golpe de Classe. Há uma grande variedade de cores na paleta cromática do filme.

A iluminação é usada também como instrumento de denúncia. No ambiente onde Ayyan vive, o uso da luz é limitado, devido às condições insalubres de moradia.

Cenografia e Figurinos

Golpe de Classe se passa na India, na cidade de Mumbai. A cenografia do filme também procura mostrar as desigualdades existentes entre as diferentes castas.

A casa onde vive Ayyan é mostrada em contraste com alguns cenário de pessoas que usufruem de castas melhores e mais avantajadas.

Os figurinos são simples, mas com um motivo: o de, mais uma vez, fazer referência às castas dos personagens.

Ayyan e sua família se vestem de uma maneira simples e humilde, e isso é bem perceptível ao público com uma análise rápida dos figurinos.

E você, o que achou de Golpe de Classe? Conte pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Veja Também!  Resenha | Aucademia - 2ª Temporada (Original Netflix)

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.