Grand Army é a mais nova série teen da Netflix, que ama apostar no formato voltado especialmente para os jovens. Ela chegou no catálogo na última sexta-feira dia 16 de outubro e conta com nove episódios. Apesar da temática adolescente, a Netflix não apostou muito na divulgação da mesma e ela não chegou a entrar no top 10 do streaming. Você pode conferir a ficha técnica da série aqui.

Enredo de Grand Army

A série segue um grupo de adolescentes de uma escola pública do Brooklyn. Adolescentes que não parecem adolescentes, como a Netflix sempre gosta de trazer, mas com pautas muito importantes. Temos um ataque terrorista no primeiro episódio a algumas quadras da escola e, a partir desse acontecimento, vários outros seguem e acabam trazendo muitos conflitos para os personagens.

O ataque em si não traz muitas consequências para os personagens em geral a não ser por Sid (Amir Bageria), um rapaz indiano que passa a sofrer muitos ataques racistas por ser associado aos mulçumanos que, por sua vez, são associados aos ataques terroristas. Porém, temos outros ataques racistas acontecendo e não só voltado a negros, mas a asiáticos também.

Veja Também!  Resenha | La Révolucion - 1ª Temporada (Original Netflix)

Além disso, também temos uma clara crítica da diferença das lutas de mulheres brancas e negras. Isso porque uma das personagens brancas resolve fazer um protesto para a libertação do uso de sutiãs, enquanto a personagem negra está em uma posição racial e social totalmente diferente. E ver a realidade dela faz parecer que a luta da outra personagem foi de fato apenas uma birra, não que ela ainda não seja importante.

Também há violência sexual e diversas outras barbaridades que infelizmente estão presentes no dia a dia dos jovens, principalmente dos americanos. Por conta disso, arrisco dizer que a série seja uma das mais necessárias no momento. Isso porque ela não é apenas uma falsa crítica cheia de esteriotipos. Ela consegue ir além e trazer conversas e pautas importantes sem esquecer dos recortes sociais.

Elenco e personagens

Todo o elenco trabalha muito bem. Não é o tipo de série teen que parece uma peça teatral. O destaque de personagem na minha opinião vai para Dominique (Odley Jean), mas pode ser apenas por uma questão de identificação pessoal com a luta familiar dela, não pela questão racial. E, como em toda boa série com tantos destaques, é natural que cada espectador encontre o seu.

Veja Também!  Resenha | Em Defesa de Jacob - 1ª Temporada (Original Apple TV+)

Como atriz, também acho que Odley tenha brilhado bastante, mas tanto ela quanto Odessa A’Zion (Joey) e Amalia Yoo (Leila) trouxeram personagens fortes e vivendo momentos complicados dentro de suas posições sociais. E foi muito importante na minha opinião trazer essa esfera asiática para a série, coisa que é pouco explorada ainda.

Direção e fotografia de Grand Army

A direção da série frequentemente nos coloca em plano quase que detalhe dando evidência ao rosto dos personagens. Isso deixa a maior parte das cenas desconfortáveis. Mas pode ter sido proposital uma vez que as pautas trabalhadas são para gerar desconforto.

A fotografia também é bem escura, mas a sensação é que ela é bem natural. Não há um trabalho de imagem para tentar deixar a pele dos personagens diferentes ou sem textura nem nada do tipo. Temos espinhas, suor, rostos brilhosos, tudo o que é completamente normal em adolescentes e até em adultos.

Veja Também!  Ficha Técnica | Aucademia - 2ª temporada (Original Netflix)

Cenografia e figurinos

Por fim, a cenografia não se limita apenas à escola, por mais que grande parte seja filmada lá. No entanto, também temos o bairro do Brooklyn como um todo sendo mostrado e a comunidade de lá como ela é. As roupas não ficam para traz, mas confesso que alguns personagens, como é o caso de Joey, simplesmente parecem que não seguem o básico de higiene e isso causa um pouco de incomodo.

E então, o que você achou de Grand Army? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.