Guerra Mundial Z é um filme é um filme de 2013 dirigido por Marc Foster. O longa fez um grande sucesso e tem Brad Pitt como o seu protagonista. O longa possui 123 minutos de duração. 

Sobre o Enredo 

O filme é uma adaptação cinematográfica do livro de Max Brooks de mesmo nome. 

Guerra Mundial Z conta a história de Gerry Lane (Brad Pitt), um ex-funcionário aposentado das Nações Unidas. Um dia, o homem e sua família, compostos por sua esposa Karen (Mireille Enos) e pelas filhas Constance e Rachel, estão presos, como sempre, no trânsito da Filadélfia. 

De repente, em poucos segundos, o caos toma conta da cena: milhares de pessoas ao seu redor parecem estar sofrendo de um vírus desconhecido, o que as torna verdadeiros zumbis, e com uma mordida eles podem espalhar a infecção para qualquer pessoa próxima. 

Escapar parece impossível, muito menos permanecer saudável e “humano”. A única esperança de Gerry é salvar sua família em um navio do governo, mas isso só será possível com uma condição: ele terá que se alistar novamente nas Nações Unidas e retornar ao campo.  

O homem, sua esposa e filhos resgatados, partem novamente com um famoso imunologista em busca dos primeiros infectados, o paciente zero, com a esperança de encontrar uma vacina e, assim, salvar o mundo. 

Elenco e Personagens 

Estrategistas militares, chefes de estado, virologistas, cidadãos comuns e claro, os zumbis, são os personagens que estão presentes no filme.  

Sendo um longa de ação, Guerra Mundial Z não se aprofunda na dimensão psicológica dos personagens. Porém, a dimensão da família é colocada em primeiro plano, sendo os protagonistas membros da família de Lane. 

Outro personagem que merece um destaque especial, aqui, é oguia de Gerry em Jerusalém: Jurgen Warmbrumm, interpretado pelo diretor, ator e produtor de Israel Ludi Boeken

O diálogo entre Gerry e Warmbrumm engloba melhor a alma política que o diretor tentou inserir no filme. 

A personagem da esposa de Gerry Lane, interpretada por Mireille Enos, poderia ter desempenhado um papel importante, como por exemplo no apoio ao marido ou protegendo as filhas enquanto Gerry estava longe. Mas, ao invés disso, Enos desapareceu após alguns minutos de atuação. 

Direção e Fotografia 

A direção de Marc Foster produz um filme de ação digno, porém não consegue ir além disso. O longa se baseia na mesmice de sempre: um vírus transforma você em zumbis, você morde alguém, que se torna zumbi e assim por diante, até que os poucos sobreviventes encontrem a cobiçada cura que levará à total erradicação da epidemia.  

O roteiro de Damon Lindelof não consegue inovar na trama e acaba construindo uma narrativa bem previsível para o espectador, sem grandes surpresas. 

E o mesmo acontece com a fotografia: se, em mais de uma sequência o ritmo funciona, ele não é mais do que profissional e simples e, de maneira geral, filme não excita e nem prende o público. 

Mesmo quando a câmera foca em tomadas aéreas sobre os grupos de zumbis, os espectadores se deparam sempre com uma espécie de história em quadrinhos banal e prolixa, que nem mesmo o famoso Brad Pitt consegue salvar. 

Cenografia e Figurinos 

As principais cenas de Guerra Mundial Z se passam em Jerusalém, como mencionado, e em Glasgow. A cenografia, porém, com certeza poderia ter criado cenários melhores. Os zumbis, por exemplo, aparecem quase sempre como uma massa que se move e não como indivíduos assustadores e específicos. 

Os figurinos são simples e não conseguem sair do esteriótipo de filmes de ação e de zumbis. Além disso, sendo o foco da trama quase que exclusivo em Gerry Lane, seu figurino poderia ter sido melhor escolhido. Mesmo os zumbis poderiam ter sido mais bem pensados. 

E você, o que achou do filme? Conte pra gente nos comentários! 

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.