Mais um documentário dividido em episódios muito bem feito pela Netflix. A história real retratada pela produção é a do assassinato do candidato à presidência do México em 23 de março de 1994. E apesar de haver mais de uma década do ocorrido, somente no ano passado, por pressão popular e midiática, os arquivos do caso de Luis Donaldo Colosio foram finalmente divulgados pelas autoridades, e tão logo isso aconteceu, o serviço de streaming correu para que a primeira temporada estreasse um dia antes do aniversário de 15 anos do atentado.

A trama acontece em ordem cronológica e apresenta em vários momentos imagens originais da época, tanto de registros jornalísticos como informais. Principalmente por isso, é possível conferir o talento dos atores em reproduzir os comportamentos, às vezes em cenas inteiras, dos personagens que interpretam. Fiel aos fatos, mas ao mesmo tempo adicionando elementos artísticos para prender o público, o documentário é mais do que uma transmissão da história de um país. É também sobre os sentimentos de todos aqueles que são afetados pelas disputas políticas, pela manipulações da verdade, pelo abuso de poder e pela maldade em sua essência.

Veja Também!  Ficha Técnica | A Lavanderia (Original Netflix)

O protagonista é O Candidato, mas somos levados a sentir a perda daqueles que desempenharam papéis de menor visibilidade, porém cujas vidas também foram afetadas, integral ou colateralmente pelas ações de outrem.

 

Apesar de todos os problemas, vemos na personagem de Diana Laura, a esposa de Donaldo, uma virtude rara: a da resiliência, representada na tela com a frase: “Quero que a nossa vingança seja o perdão e o esquecimento.” A mulher forte e de personalidade marcante veio a morrer, vítima de câncer, oito meses após a assassinato do marido.

É claro que é preciso ter consciência das modificações que a mídia pode fazer em nome da promoção, mas a integridade da história de Colosio e envolvidos não chega a ser comprometida por isso. Por fim, descobrimos que apesar da tragédia, Colosio e sua esposa conseguiram o que era um de seus ideais: expor a verdade.

Veja Também!  Resenha | Quatro Vidas de Um Cachorro (2017)

Já assistiu a série História de um Crime: O candidato? Deixe seu comentário!

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.