O filme Homem de Ferro foi lançado em 2008 e é o segundo longa na ordem cronológica dos filmes da Marvel, depois de Capitão América – O Primeiro Vingador. No elenco principal temos Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow e Terrence Howard. A classificação indicativa do filme é 12 anos.

Sobre o Enredo

Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um inventor bilionário que herdou a empresa de armamentos de seu pai, Howard Stark. Sua empresa, constantemente realiza testes bélicos no exterior e, em um dia comum de testes, Tony é sequestrado por terroristas que o obrigam a construir uma arma devastadora. Mesmo ameaçado, Tony decide usar o tempo que tem para construir uma forma de fugir de seus sequestradores.

O empresário brilhante cria uma armadura blindada de alta tecnologia capaz de voar e consegue salvar sua vida. Ao retornar aos EUA, Stark decide mudar o rumo de sua vida e de sua empresa, aprimorando a armadura criada a fim de usá-la para o bem. Sua nova filosofia de vida causa problemas e um inimigo em potencial se revela.

Tony Stark.

Elenco e Personagens

Com uma estrutura um pouco diferente do geral do gênero, o longa constrói o herói Homem de Ferro a partir de um protagonista pouco modesto, arrogante e exibido. Apesar de utilizar a estrutura narrativa da “jornada do herói”, o herói desse longa é um pouco diferente dos que costumamos encontrar.  Determinado e confiante em si mesmo e em seu propósito, Tony mergulha em seu objetivo imediatamente e, sem ressalvas ou recusas, se transforma no herói de ferro e se reconhece como tal, quebrando com o que geralmente acontece.

Veja Também!  Onde Assistir | Filme Go! Festa Inesquecível online

Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) é a assistente pessoal de Tony Stark e também a única pessoa que participa de sua vida. Focada no trabalho, extremamente educada e gentil, é considerada uma personagem com pouco peso narrativo, até que, no decorrer da trama, se depara com desafios para ajudar o nosso protagonista e os conclui com sucesso, o que pode fazer com que a ruiva retorne em futuros filmes, devido a relevância adquirida para o enredo.

Uma aposta certeira do filme foi o desenvolvimento de dois vilões, um principal e um secundário. A produção surpreende o público ao revelar o segundo vilão, causando uma reviravolta necessária e interessante. Entretanto, o desenvolvimento do segundo vilão poderia ser mais gradativa, mas considerando o tempo de filme, a construção dos vilões cumpriu seu papel.

Outras personagens relevantes são: Jim Rhodes (Terrence Howard), coronel e amigo de Tony; Christine Everhart (Leslie Bibb), jornalista e conhecida de Tony; Raza (Faran Tahir), líder do grupo islâmico que sequestra Stark; Agente Phil Coulson (Clark Gregg), agente especial da SHIELD; entre outras.

Veja Também!  Ficha Técnica | Pássaro do Oriente (Original Netflix)
Pepper Potts.

Efeitos Especiais

Em um filme sobre um milionário e inventor brilhante, a tecnologia de ponta não poderia ficar de fora. Os efeitos utilizados para a criação da oficina futurística de Tony, as explosões, os efeitos relacionados aos ataques do robô de ferro e ele próprio, foram bem trabalhados.

Apesar de ser algo completamente fora da realidade atual do mundo real, o longa consegue passar credibilidade através do belo trabalho com os efeitos visuais. Ressalto um ou outro exagero na saturação das cores do fogo de algumas explosões, mas nada que sugira a perda da sensação de verossimilhança.

Homem de Ferro.

Humor Homem de Ferro

Esse longa está repleto de pequenos momentos de humor e a maioria deles acontece por parte de Tony Stark. O milionário tem sempre uma piada na manga, seja em coletivas de imprensa, em batalhas mortais ou no cotidiano solitário com seus robôs assistentes.

O protagonista foge à regra reagindo de formas inesperadas quando frente à situações tensas, difíceis ou burocráticas. Ele aparenta não se abater fácil mas sim rebater com uma de suas várias cartas de humor.

Veja Também!  Resenha | Preso em Casa (Original Netflix)

Apesar de roteirizado, o uso do humor soa natural e o longa ganha uma fluidez e simpatia interessantes. É um filme possível de ser visto mais de uma vez, por diversão.

Tony Stark.

Conexão com o Universo Marvel

O segundo filme da ordem cronológica dos filmes da Marvel traz uma apresentação sucinta, porém suficiente, do segundo personagem no grupo dos Vingadores. O longa retoma a história de Howard Stark, pai de Tony, abordando seus sucessos e conquistas e questionando se os mesmos foram benéficos ou não para o mundo. Esse é, provavelmente, o único elo de conexão com o primeiro filme da ordem, Capitão América – O Primeiro Vingador, onde Howard auxilia Steve Rogers a vencer os nazistas.

Nenhuma joia do infinito aparece no longa, mas Nick Fury (Samuel L. Jackson) aparece com o mesmo convite dirigido à Rogers anteriormente. Com isso, a equipe já conta com dois dos vingadores.

Nick Fury.

Gostaram do filme Homem de Ferro? Deixe nos comentários o que acharam!

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.