Horizonte Profundo: Desastre no Golfo é um filme de 2016 baseado na tragédia real que aconteceu em abril de 2010, Golfo do México, quando a plataforma petrolífera, Deepwater Horizon, explodiu. Abrigava 126 trabalhadores no momento de sua explosão e 11 acabaram por perder a vida. É considerado o pior derramamento de óleo da história da América.

Foi dirigido por Peter Berg e escrito por Matthew Michael Carnahan e Matthew Sand, com base no artigo escrito por David Barstow, David Rohde e Stephanie Saul. O longa conta com nomes como Mark Wahlberg, Kurt Russell, Gina Rodriguez, John Malkovich, Kate Hudson, Dylan O’Brien, entre outros.

Enredo de Horizonte Profundo: Desastre no Golfo

O filme mostra um pouco da vida de Mike Williams (Mark Wahlberg), com sua esposa Felicia (Kate Hudson) e sua filha Sidney (Stella Allen), que está ansiosa para a apresentação na escola onde contará sobre o emprego de seu pai, que segundo ela, doma dinossauros. O filme também relata um pouco da vida de outros personagens, mas foca-se principalmente em Mike Williams.

Mike Williams precisa então voltar para a plataforma petrolífera Deepwater Horizon. Junto dele voltam seu chefe Jimmy Harrell (Kurt Russell) e Andrea Fleytas (Gina Rodriguez). Chegando na plataforma, Jimmy, chefe da instalação, não fica feliz ao saber que seus superiores, por questão de um prazo atrasado, estão pressionando os funcionários a fazer uma extração arriscada. Há um embate entre Jimmy Harrell e Donald Vidrine (John Malkovich), o engenheiro responsável. Vidrine ganha o impasse e logo os preparativos para a extração começam.

Quando a tragédia se dá início é possível notar como certos personagens, principalmente Andrea Fleytas, entram em conflito sobre o que fazer entre a moral humana e a ética de trabalho. Embora a explosão seja um grande desastre que ceifou várias vidas, ainda resta aos funcionários ordens e procedimentos a serem seguidos.

Elenco e Personagens

Não é até a explosão acontecer e a desordem tomar conta que alguns atores realmente entram em seus personagens.

Mark Wahlberg interpreta um Mike Williams tranquilo e pai de família no início do filme, mas realmente se sobressai no seu personagem quando este precisa lutar pela sua vida. Uma cena particularmente sensível já no final do longa, Wahlberg mostra toda a fragilidade de Williams e como a tragédia o afetou.

Gina Rodriguez também consegue passar para as telas a insegurança de Andrea Fleytas, retratando-a muito bem em sua crise diante da catástrofe e uma possível morte.

Direção e Fotografia

O diretor Peter Berg conseguiu trazer para o filme não apenas uma história dramática e cenas de desastres, mas também trouxe à tona a responsabilidade que a falha humana e a ganância tiveram para a tragédia.

É muito bem contextualizado como os funcionários precisaram responder a ordens mesmo quando contrariados. O dinheiro se sobrepôs ao bom-senso e segurança da plataforma.

A fotografia e as cenas do caos que se instalou na plataforma com a explosão são muito bem retratadas, tanto que o telespectador pode se perder em meio a confusão, sem saber identificar com precisão cada personagem entre o fogo e a lama.

Cenografia e Figurino

A plataforma Deepwater Horizon foi fielmente reconstruída nas telas, bem como cada cenário e locação, deixando assim, o filme o mais real e próximo do verdadeiro desastre.

Os uniformes usados pelos funcionários também trazem a veracidade da obra à tona.

No geral Horizonte Profundo: Desastre no Golfo é um filme que representa muito bem o horror vívido pelos funcionários presos na plataforma quando a explosão ocorreu, e como esse incidente poderia ter sido evitado se não fosse pela ambição dos superiores.

E você leitor, já assistiu esse filme? O que achou da obra comparada com a história real? Conta nos comentários.

 

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.