Inimigo do Estado (Enemy of the State) é um filme de 1998. Um dos filmes que ajudou Will Smith a firmar a sua carreira como um ator mais sério. O filme trata da vigilância que o governo deseja instaurar e, embora meio paranoico, o filme já apresenta algo que seria parte do nosso dia-a-dia hoje.

Sobre Inimigo do Estado

O Congresso americano está em luta para aprovar uma lei que permite que o governo espione seu povo. E para conseguir que seu objetivo se cumpra, Thomas Brian Reynolds (Jon Voight), que coordena ações na NSA, assassina um congressista influente. Mas isso não passa despercebido, porque um ornitologista grava o assassinato.

Então uma perseguição se inicia atrás deste homem. Na sua fuga ele cruza com o seu antigo amigo de faculdade, o advogado Robert Clayton Dean (Will Smith), que estava fazendo compras de Natal, e esconde a fita, onde estava gravado o assassinato, nas compras de Robert.

Inimigo do Estado

Veja Também!  Resenha | Dezessete (Original Netflix)

Á partir daí, a vida de Robert se torna um inferno. Ele perde o emprego, é acusado de assassinato, suas contas bancárias são bloqueadas. Tudo isso porque a NSA quer a fita que os incrimina.

Assim, Robert tem então que procurar a ajuda de Edward ‘Brill’ Lyle (Gene Hackman), ex-analista do governo e agora conspirador em tempo integral. Só com a ajuda dele ele poderá resolver seu problema e retornar a sua vida.

Inimigo do Estado

Outras informações

  • Diretor: Tony Scott é quem dirigiu o filme. Ele também é responsável por filmes como: Tudo por Justiça, A Perseguição e Prometheus;
  • Roteiro: Quem ficou á cargo do roteiro aqui foi David Marconi, que também escreveu filmes como: O Estrangeiro, Duro de Matar 4.0 e Anatomia de Um Crime;
  • Fotografia: Dan Mindel é um tarimbado diretor de fotografia, que trabalhou em filmes como: Star Wars: O Despertar da Força, Star Trek, Missão Impossível 3, Círculo de Fogo: A Revolta entre outros filmes.
  • Elenco: Bem, aqui temos um Will Smith em início de carreira e Gene Hackman dando um show como Brill. A parceria dos dois funciona muito bem, e apresenta um ótimo filme de ação dos anos 90.

Eu, particularmente sempre gostei dos filmes manjados dos anos 90. Eles eram entretenimento, sem vergonha de ser entretenimento. Mas e vocês, já assistiram o Inimigo do Estado? Recomendamos muito este clássico da filmografia de Will Smith!

 
Veja Também!  Resenha | Malévola - Dona do Mal (2019)


Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.