Itaewon Class é um drama sul-coreano da JTBC que ganhou grande reconhecimento internacional com sua transmissão simultânea pela Netflix. Com 16 episódios, o projeto chama atenção principalmente por abordar discussões muito contemporâneas e ainda pouco exploradas nos k-dramas, como racismo e transexualidade.

Assista ao trailer logo abaixo:

Sobre o Enredo

Park Saeroyi (Park Seo Joon) foi preso injustamente. Fora das grades, o rapaz está sedendo por vingança mas não a buscará por meio de violência física, e sim de ações: para colocar a família Jang em seu lugar após terem encoberto a morte de seu pai e ex-funcionário da empresa alimentícia deles, a Jangga, Saeroyi quer se tornar o maior empresário do ramo e não se importa de começar do baixo, abrindo um barzinho de rua.

Ambicioso, mas consciente de sua realidade, não se importa de começar do baixo e levará sua mensagem adiante com muita determinação e honestidade. Para colocar seu plano em prática, Saeroyi contará com a ajuda de diversos amigos desajustados, mas igualmente ambiciosos e desesperados por uma oportunidade de provarem seus valores não só ao mundo, mas a si mesmos.

Resenha | Itaewon Class - 1ª Temporada

A história de Itaewon Class é muito bem distribuída ao longo dos 16 episódios, não se tornando cansativa em nenhum momento por sempre sempre introduzir novas pequenas problemáticas que irão se desenvolvendo muito bem. Entretanto, grande parte disso se deve a complexidade de seus personagens e o pano pra manga que suas narrativas individuais e entrelaçadas rendem.

Veja Também!  Keir Gilchrist | 10 filmes com o astro de Atypical

Elenco e Personagens

Em meio a toda essa história de domínio por poder e vinganças familiares de Park Saeroyi e os membros da Jangga, ainda há espaço para reinar o amor, com um triângulo amoroso entre sua amiga de infância, Sooah, e a destemida Yiseo, que conheceu recentemente.

As garotas não se bicam, e a rivalidade feminina entre elas descrita chega a ser até ultrapassada para o ano de 2020, mas tanta coisa mais importante rola entre os personagens que o romance acaba sendo apenas uma narrativa secundária e, portanto, perdoável.

Mas o destaque de Itaewon Class vai para os dramas individuais dos personagens secundários, como uma mulher trans e um coreano negro, que sofrem muito preconceito em uma sociedade conservadora. Os próprios protagonistas as vezes enfrentam problemas por suas diferenças, mas fica uma grande lição de amadurecimento e de quanto podemos evoluir no convívio social fora de nossas bolhas próprias.

O elenco é divino: além de Park Seo Joon, já querido por outras produções de sucesso como Hwarang (2016) e Secretary Kim (2018), ganha ainda mais força com Kwon Nara, Lee Jooyoung, Kim Donghee, Ahn Boohyun, Chris Lyon e muitos outros nomes inclusos, além da estreante Kim Dami que já chegou com tudo no cenário dos k-dramas.

Direção e Fotografia

A emissora JTBC não brinca em serviço com seus projetos, e não foi diferente com este projeto dirigido por Kim Sung Yoon, já conhecido pelos sucessos de Big (2012) e Love in the Moonlight (2016).

Veja Também!  Resenha | O Farol (2019)

Resenha | Itaewon Class - 1ª Temporada

De mãos dadas com uma excelente equipe técnica, a fotografia é um show a parte com todos os ângulos e iluminações são muito bem pensados para valorizar as atuações e emoções em cena. Embora muitas cenas sejam gravadas a noite, nunca, entretanto, está escuro demais, concordando com a sua ambientação que enfatiza a vida noturna do bairro que não dorme cedo.

Cenografia e Figurinos

Grande parte da produção é ambientada nas ruas de Itaewon, o mais badalado bairro de Seul, conhecido principalmente por suas casas noturnas e bairros que atraem jovens de todo o mundo. Toda a beleza e a rica diversidade da região foi valorizada por meio de sua cenografia.

Resenha | Itaewon Class - 1ª Temporada

Nas cenas internas, o contaste entre as classes é a principal evidência: enquanto os bares da Jangga são cheios de classe, o pequeno negócio de Saeroyi demora alguns episódios para começar a tomar vida, acompanhando o seu desenvolvimento e nunca forçando uma realidade financeira que não corresponde com a do protagonista.

Os figurinos vão pela mesma abordagem, com os personagens se vestindo de acordo com suas condições, personalidades e idades: algumas vestes são mais extravagantes, mas há sempre uma explicação nas características da pessoa que as usam. Tudo de acordo e também acompanhando o amadurecimento de cada indivíduo.

Trilha Sonora

Também conhecida como OST (Original Soundtrack), a trilha sonora de Itaewon Class rendeu algumas das melhores músicas de 2020. O destaque vai, sem dúvida alguma, para Start. A faixa é cantada pelo solista Gaho e, além de ser uma das faixas mais repetidas ao longo do drama, ganha forças em sua letra que combina muito bem com a narrativa de persistência:

Veja Também!  Ficha Técnica | Eu, tu e ela - 5ª temporada (Original Netflix)

Eu posso voar pelo céu
Nunca vou ficar
Até eu ficar cansado
Por qualquer motivo
Sem desculpas
Eu preciso ser corajoso agora

Vai ter segunda temporada?

Infelizmente, não. Itaewon Class faz parte daqueles dramas mais convencionais que não se rendem à padronização americana de buscar muitas temporadas: para esse tipo de narrativa novelesca coreana, o mais comum são produções que entregam começo, meio e fim em uma única temporada.

Mas Itaewon Class nem precisaria de uma segunda parte, considerando que todos os seus aspectos, até os mais pequenos, foram bem desenvolvidos e o final para lá de convincente para todos os lados, mas ainda dentro de um certo realismo que não dá a obra aquele tom de “baboseira” que algumas narrativas happy ending possuem.

E você, o que achou desse k-drama de sucesso? Conta pra gente nos comentários a sua opinião!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.