Jogos Mortais é um filme independente estadunidense de 2004, o primeiro longa da série de terror e suspense Saw, escrito por James Wan e Leigh Whannell e dirigido por James Wan. O filme é estrelado por Tobin Bell e Shawnee Smith. O filme teve um orçamento muito reduzido e foi filmado em apenas 18 dias. Apesar do baixo orçamento, o filme foi um sucesso de bilheteria.

Enredo de Jogos Mortais

O filme é centrado na luta contra o tempo de dois homens, o médico Dr. Lawrence “Larry” Gordon (Cary Elwes) de 42 anos de idade, e o fotógrafo Adam Stanheight (Leigh Whannell) de 27 anos de idade. Eles acordam em um banheiro imundo presos pelos pés numa corrente bastante forte. No meio deles há um corpo de um homem ensanguentado com um revólver e um gravador nas mãos. Eles descobrem uma fita em seus bolsos e a colocam no gravador e descobrem que fazem parte de um jogo terrível contra o tempo em que o médico tem que matar o fotógrafo se quiser ver sua mulher e filha vivas.

Veja Também!  Resenha | Everybody's Talking About Jamie (Original Prime Video)

Larry descobre que eles foram emboscados por um serial killer chamado Jigsaw (Tobin Bell) de 62 anos de idade. Jigsaw rapta pessoas e coloca-os em armadilhas mortais, dizendo que dá uma nova chance como reabilitação, sempre fazendo com que eles se sacrifiquem um pouco para sair. Uma dessas vitimas foi Amanda Young (Shawnee Smith) de 34 anos de idade, que conseguiu sobreviver ao teste, mas não sem deixar danos psicológicos a mesma.

Conforme o tempo vai passando, os dois começam a cogitar se mutilar para sair desse cenário de terror, principalmente quando Larry descobre que Jigsaw está com sua esposa e sua filha.

A premissa do filme pode não parecer muito inovadora mas o enredo ganhou a atenção do público, isso porque o “serial killer” não é de fato um homicida, pois ele não mata diretamente, apenas coloca as pessoas em situações limítrofes onde são obrigadas a se machucar ou se matar.

Veja Também!  Resenha | BAC Nord: Sob Pressão (Original Netflix)

Elenco e personagens

O elenco foi uma surpresa para o público, contado com atores que não eram comumente vistos em filmes de suspense e terror. Cary Elwes e Leigh Whannell tiveram o destaque do filme como os protagonistas e executaram muito bem seus papéis transmitindo a agonia que a trama pedia.

É importante ressaltar que Jigsaw não é um vilão comum, se apresentando muito mais sádico do que o que o público está acostumado a ver, ganhando assim o favoritismo de grande parte dos telespectadores dos anos 2000.

Direção e fotografia

A direção de James Wan fez um ótimo trabalho inovando uma atmosfera diferente para os filmes de terror da época, as cenas são longas e passam o dobro de suspense psicológico que o público ta acostumado.

Veja Também!  Ficha Técnica | The Mad Women’s Ball - O Baile das Loucas (Original Prime Video)

A fotografia do filme condiz com a temática da trama, com cores fechadas e escuras em tons frios.

Cenografia e figurinos

A cenografia foi muito comentada pela crítica positivamente, lembrando que orçamento do filme foi baixo então foi gravado em apenas dois cenários.

Os figurinos não tem grande destaque, além da máscara marcante do Jigsaw.

E você já assistiu Jogos Mortais? Conta para mim nos comentários!


Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.