Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 foi lançado em 2014 e vem como a primeira parte do final da saga distópica que marcou uma geração. Baseado no terceiro e último livro da trilogia homônima de Suzanne Collins, ele conta com direção de Francis Lawrence. Você pode conferir a resenha do filme anterior clicando aqui. Você também pode assistir ao filme na Netflix.

Sobre o enredo de A Esperança – Parte 1

Os indícios de uma revolução eram claros desde o segundo filme, em que marcas e até mesmo gestos de alguns rebeldes se espalhavam de forma visual pelo longa. No fim, Katniss (Jennifer Lawrence) é resgatada por um helicóptero no meio da edição especial dos Jogos Vorazes, dos quais ela teve que participar mais uma vez. Então, descobrimos que isso foi tudo um plano do distrito 13 e que ela é a peça chave para a revolução. Isso porque, desde o momento em que desafiou o sistema no primeiro filme, quando conseguiu salvar a si mesma e a Peeta, o povo de Panem começou a ver novamente a possibilidade de liberdade.

Dessa vez, não veremos tanta ação. O roteiro de Peter Craig, Danny Strong e Suzanne Collins segue muito bem a ideia da primeira parte do livro. A adaptação é fiel em trazer mais drama e suspense para a narrativa da obra. Porém, isso torna o ritmo um pouco lento e deixa a sensação de que nem tudo foi falado no filme. Mas essa é a mais pura verdade, uma vez que a resolução real dos conflitos irá se dar apenas na segunda parte. No entanto, talvez fosse mais inteligente fazer apenas um filme para ambas as partes do livro.

Elenco e personagens

Katniss é uma personagem difícil desde o início e aqui isso é posto em prova. É neste filme que ela deixa de ser a “rebelde sem causa” que luta apenas por si mesma e passa a ser realmente uma líder. Afinal, ela sempre foi pintada como a heroína juvenil forte e revolucionária, mas as incoerências eram claras uma vez que ela lutava apenas por instinto de sobrevivência, não por uma causa maior. Então, esse egoísmo dela é questionado a todo momento pelos aliados e pela equipe do distrito 13 que acompanha a garota em suas missões.

Além disso, temos algumas adições ao time que são muito bem vindas, como é o caso de Cressida (Natalie Dormer), a diretora de filmagem das propagandas revolucionárias que o distrito 13 faz questão de realizar para que sejam transmitidas nos distritos e Capital. Ainda, outros personagens, como Boggs (Mahershala Ali), também trazem uma importante participação para a história. E, novamente, as atuações num geral são muito boas e naturais dentro de cada construção de seu personagem.

Direção e fotografia de A Esperança – Parte 1

A direção de Francis Lawrence continua muito competente, com montagens de cenas que condizem exatamente com o que é descrito nas respectivas partes dos livros. E a fotografia, por sua vez, continua muito parecida com as dos outros filmes, trabalhando com cores mais reais.

Cenografia e figurinos

Por fim, temos a cenografia e os figurinos, que aqui tomam uma direção um pouco diferente dos filmes anteriores. Finalmente conhecemos o distrito 13 e como vivem os sobreviventes de lá e suas instalações extremamente tecnológicas. Além disso, vemos também os locais bombardeados pela Capital e como os outros distritos estão sofrendo na mão da mesma. No entanto, alguns desses escombros e locais atingidos pela guerra não parecem muito naturais. Já os figurinos contam com roupas simples para os momentos em que os personagens estão em suas instalações, e algumas “armaduras” ou roupas de combate usadas por Katniss e a equipe das missões feitas nos outros distritos.

E então, o que você achou de A Esperança – Parte 1? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.