A primeira temporada da série escandinava Katla chegou na Netflix no dia 17 de junho de 2021.

Sobre o Enredo

Logo no primeiro episódio o espectador já descobre um fato surpreendente: um ano atrás, o vulcão Katla entrou em erupção e destrói a pequena cidade de Vik.

Assim, a trama se inicia no momento em que os moradores da cidadezinha, que haviam sido obrigados a se retirar do local com a erupção, estão voltando para o local, com o objetivo de descobrir o que sobrou. É nesse momento também que o público irá conhecer Grima (Guðrún Ýr Eyfjörð), uma jovem que busca a sua irmã desaparecida desde o dia do erupção.

Porém, pouco tempo depois do reestabelecimento na cidade, os habitantes percebem que alguns elementos estranhos, que se encontravam congelados antes da erupção, começam a sair do local em que se encontravam. Ainda, eles descobrem também que alguns indivíduos foram “clonados”.

O enredo da primeira temporada de Katla se baseia em diversas narrativas paralelas, aspecto que contribui para prender a atenção do público.

Elenco e Personagens

O elenco da primeira temporada de Katla é composto por atores e atrizes que não são tão conhecidos, mas que realizam um bom trabalho.

Grima é uma das personagens de maior destaque, especialmente devido à busca incessante pela irmã. Ela é interpretada por Guðrún Ýr Eyfjörð, que oferece uma interpretação razoável, ainda que essa poderia melhorar do ponto de vista dramático.

Sólveig Arnarsdóttir, Íris Tanja Flygenring, Gudrun Eyfjord, Aliette OpheimÞorsteinn Bachmann e Birgitta Birgisdóttir também estão presentes nessa temporada da série.

Direção e Fotografia

A primeira temporada de Katla é dirigida por Baltasar Kormákur e Sigurjón Kjartansson.

A direção cria cenas que se movem lentamente, especialmente em comparação com demais produções desse mesmo gênero. Esse aspecto pode fazer com que o espectador desista de assistir a série logo na metade dos episódios.

Porém, um ponto positivo é que alguns efeitos são utilizados para criar cenas de maior mistério e suspense, causando forte impacto no público.

A fotografia utiliza uma iluminação baixa e constante, ao lado de uma paleta cromática em que predominam tons de creme, azul e cinza.

Uma excelente jogada da produção da série é criar um contraste entre as cores acinzentadas dos cenários e as cores fortes dos figurinos.

Cenografia e Figurinos

A cenografia cria excelentes cenários, que se baseiam, especialmente, em temas da mitologia da Islândia.

O principal cenário, ou seja, aquele que se destaca em grande parte das cenas, é o da cidade de Vik, com as geleiras ao fundo, o vulcão Katla e o misterioso lago.

Os figurinos são muito variados e se baseiam, principalmente, em roupas que são equipadas para enfrentar um pesado inverno, devido ao clima do local. O espectador encontrará algumas vestimentas específicas de ambientes hospitalares e médicos.

E você, o que achou da primeira temporada de Katla? Conte pra gente!


Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.