O livro que é uma colaboração dos três grandes autores John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle tem como temática a noite de natal e reúne três contos divertidíssimos com muita comédia e uma pitada de romance. As histórias se interligam de alguma forma e prende a cada conto diferente

O livro fez tanto sucesso que até ganhou uma adaptação para filme, clique aqui e confira a resenha do filme.

Ficha Técnica

  • Título: Deixe a neve cair
  • Título original: Let it Snow
  • Autores: John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 355
  • Ano de lançamento: 2013
  • Onde comprar: Amazon

Enredo

Tudo se passa na noite de natal enquanto uma tempestade acontece numa pequena cidade.

O primeiro conto, de Maureen Johnson se intitula O Expresso Jubileu. A protagonista do conto é uma garota chamada Jubileu. Sim, esse é o nome dela. Finalmente quando Jubileu vai passar o natal na casa do namorado, seus pais, colecionadores loucos por artigos natalinos, acabam entrando em uma confusão numa loja e indo presos, fazendo com que a garota precise pegar um trem para ir para a casa de seus avós. Devido a nevasca, o trem precisa parar com o percurso, fazendo com que ela fique presa em uma cidade desconhecida ao lado de pessoas desconhecidas. Porém, ela conhece um rapaz chamado Stuart que acabou de sair de um relacionamento e que a abriga.

Veja Também!  Prêmio Jabuti 2020 | Confira a Primeira Lista de Finalistas!

O segundo conto se chama O milagre da torcida de Natal, de John Green J.P., Duke e Tobin são os três protagonistas da história. Eles são amigos e, quando se vêem todos presos na casa de Duke, o tédio os consome. Mas tudo muda quando outro amigo os liga para contar que por conta da nevasca um trem teve que parar na cidade e pedir para todos os passageiros descerem e que dentre esses passageiros haviam líderes de torcidas. Então os três, incluindo a Duke, decidem viver essa aventura de chegar até a lanchonete 24 horas onde as líderes estão e enfrentarem a nevasca.

Lauren Myracle é quem escreve o terceiro e último conto. A história nomeada O santo padroeiro dos porcos conta sobre um casal que se ama: Addie e Jeb, mas que está passando por uma turbulência no relacionamento. Enquanto a garota é totalmente romântica e se importa com os mínimos detalhes, o rapaz é seco e não demonstra muito. Então eles decidem terminar o namoro. Em contrapartida, Addie também enfrenta problemas na amizade com Tegan. Addie decide então comprar um mini porco para sua amiga e tenta se reconciliar com ela e com seu namorado.

Veja Também!  Resenha | Borat (2006)

Personagens

Mesmo que há personagens totalmente distintos entre si e, principalmente, porque foram escritos por escritores diferentes em histórias diferentes, todos têm sim uma certa ligação. Não porque as histórias possuem uma certa ligação a cada ponto, mas porque eles seguem uma mesma linha: são todos personagens jovens e adolescentes que entram nessa jornada para entenderem mais sobre o amor.

Independente das circunstâncias, todos eles descobrem mais o significado de amar, e isso não apenas num sentido de amor entre duas pessoas, mas também o amor familiar, a amizade e o que esse sentimento pode significar.

Além disso tudo, é importante lembrar que o livro tem o intuito de falar um pouco também sobre essa ideia de natal. Todos os personagens, ao final, querem entregar a ideia de que natal não é apenas uma festa grandiosa, mas que é um evento que o que importa é passar ele ao lado de quem ama e na paz.

Deixando todas essas questões da importância sobre os personagens, é importante frisar que mesmo sendo contos, o leitor consegue ter empatia e se apegar a cada um deles. Nos é mostrado suas personalidades e um pouco sobre suas vidas. Ademais, como são todos jovens com questões de vida de um jovem, é muito fácil ganhar o público pela leveza e pela comédia das situações.

Veja Também!  Resenha | Kadaver (Original Netflix)

Escrita dos Autores

O livro inteiro tem a intensão de ser bem leve, só para garantir algumas risadas e passar a mensagem sobre o que é o amor na época do natal. Se juntarmos tudo isso com o clichê e três autores que são experientes na arte de escrever clichês, daí se tem uma fórmula perfeita.

Por isso o grande público jovem teve seus corações tomado pelo livro na época em que foi lançado: fala sobre amor e sobre o natal sem forçar e sem grandes filosofias. O livro entrega histórias divertidas e vai direto ao ponto.

A escrita não tem muitas regalias e nem palavras difíceis e cada conto entrega para o leitor pontos em comum com os outros contos do livro, o que deixa muito dinâmico e traz fluidez à narrativa, fazendo com que não seja apenas histórias soltas.

Se você gosta de clichês essa é uma boa dica. E aí? Já leu? Comente!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.