O livro da autora Jennifer Niven é extremamente tocante. Por lugares incríveis foi seu livro de estreia nesse mundo da literatura e foi bem aceito pelos leitores. Niven consegue colocar todos os sentimentos dos personagens no papel e fazer com quem esteja lendo tome empatia por eles. Compre o livro aqui.

Ficha Técnica

  • Título: Por lugares incríveis
  • Título original: All the Bright Places
  • Autor: Jennifer Niven
  • Editora: Seguinte
  • Páginas: 336
  • Ano de lançamento: 2015

Enredo

O livro trabalha com uma temática complexa para se retratar: suicídio e saúde mental. Mais especificamente fala sobre os sentimentos e os pensamentos de pessoas que querem acabar com a própria vida.

Dois personagens tomam conta do protagonismo da história: Violet e Finch. Ambos se conhecem quando estão no alto da torre do colégio onde estudam. Violet era uma garota bem comum, mas depois que perdeu sua irmã para um acidente de carro nunca mais foi a mesma. Finch já era totalmente diferente, ele sofria no colégio por ser diferente dos outros, por ter mudanças de humor e aparência constantes e por gostar de  coisas consideradas bizarras.

Veja Também!  Resenha | O Gambito da Rainha - 1ª Temporada (Original Netflix)

É depois do momento em que se conhecem, na torre, que ambos começam a despertam um ao outro a vontade de viver que não possuíam antes. Em certo momento, a dupla precisa fazer um trabalho de geografia juntos: visitar os lugares incríveis do estado onde moram.

Durante toda essa caminhada, um ao lado do outro, os dois adolescentes começam a ver no outro uma esperança para serem eles mesmos e de tentarem superar traumas.

Personagens

Desde o começo conseguimos notar como Finch é um rapaz que carece mais de atenção. Ele é todo impulsivo, quase todos os dias pesquisa por métodos diferentes para se matar, é visto como uma “aberração” por outras pessoas e por isso sofre bullying e, além disso, ele mesmo acha que não merece ser amado.

Porém, ao mesmo tempo que Finch tem todos esses problemas, ele é um personagem que sabe cativar o leitor e que sabe fazer com quem tenhamos total empatia e apresso por ele. É um personagem muito cativante e nos mostra seus dois lados: seu lado apaixonante e o seu lado que clama por ajuda.

Veja Também!  Resenha | Amazing Stories - 1ª Temporada (Original Apple TV+)

Já Violet é uma garota que aparenta ser apenas perdida. Ela perdeu uma irmã em um acidente e só ela sobreviveu. Ela representa pessoas que estão deprimidas mesmo que não seja alguém que ainda enfrente a depressão e tenha tendências suicidas como Finch. Violet ao longo da narrativa vai começando a aprender a lidar com os traumas e descobrindo sentimentos e coisas maravilhosas ao lado de Finch.

Escrita do autor

Jennifer Niven sempre intercala os capítulos do livro entre as perspectivas de Violet e as de Finch, o que faz com que quem esteja lendo possa entender melhor sobre seus sentimentos e pensamentos, além de poder se inteirar ainda mais com cada personagem e suas vivências.

A autora consegue desmistificar certas coisas acerca do que são pessoas suicidas. Ela tira completamente de sua história o lado que a maioria das pessoas enxergam sobre pessoas assim (que “são pessoas egoístas”) e foca apenas em seus personagens e tenta mostrar a quem lê o outro lado. A autora tenta mostrar apenas coisas sobre os personagens para que o leitor os entenda.

Veja Também!  Resenha | O Gambito da Rainha - 1ª Temporada (Original Netflix)

O mais importante é que ela não romantiza nada. Niven apenas tenta conciliar os sentimentos ruins que cada personagem tem em conjunto com novos sentimentos: o amor entre os dois. Você embarca em um romance que, ao mesmo tempo, ainda tem como objetivo ser verdadeiro em relação a “como pessoas com problemas como a depressão passam no dia-dia”.

A obra vale muito apena. Ela sai do óbvio dos romances e educa ao mesmo tempo. Já leu? Qual sua opinião? Deixe um comentário!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.