Chegou à Netflix na última quinta-feira (16) o filme Manual de Caça a Monstros (A Babysitter’s Guide to Monster Hunting), inspirado no livro homônimo de Joe Ballarini que, agora, assina o roteiro da adaptação de sua própria oba. A trama de literatura fantástica brinca com o mistério, suspense e uma pitadinha de terror para o universo infantil, e é ma das grandes apostas da Netflix para o Halloween de 2020.

Confira o trailer:

Sobre o Enredo

Kelly Ferguson queria passar o Halloween na festa de seus colegas de escola, mas foi convocada de última hora para uma missão-babá. O que tinha tudo para ser uma noite tranquila ao lado do filho da chefe de sua mãe se transformou em uma verdadeira caça a monstros quando o pequeno Jacob é capturado pelo mesmo monstro de pesadelos que visitou Kelly em sua infância. Agora, ela se vê trabalhando ao lado de uma sociedade secreta de babás para tentar resgatar a criança do mundo dos pesadelos antes que algum adulto descubra.

A trama não é lá tão diferente de qualquer outro filme ou livro que brinque com o universo sobrenatural infantil, com uma abordagem divertida e mistérios facilmente resolvíveis, mas isso não é necessariamente uma crítica negativa: para uma produção pensada no público mais jovem, Manual de Caça a Monstros inova principalmente pela representatividade.

Resenha | Manual de Caça a Monstros (Original Netflix)

Elenco e Personagens

Nada de protagonistas com síndrome de “princesa-aguarda-resgate”, mas também nenhuma Mulher-Maravilha que não sente medo: as personagens de Manual de Caça a Monstros conquistam o público por serem realistas e complexas. Mesmo as de aparência mais durona, como a Lyz (Oona Laurence), trazem essa dualidade de sentimentos que faz com que o espectador se conecte com ela e com suas dores.

Veja Também!  Ficha Técnica | Sem Conexão (Original Netflix)

O destaque, entretanto, é inegavelmente de Tamara Smart e de sua performance como Kelly: não só a atriz de A Pior das Bruxas comprovou mais uma vez o seu talento como entregou, ainda, a sua melhor personagem. Kelly é inteligente, corajosa e sentimental na medida certa para se tornar uma protagonista perfeitamente imperfeita.

E em meio a tantos rostos novos, um ator com grande experiência urge: você com certeza se lembra de Tom Felton como Draco Malfoy na franquia Harry Potter, e será bem difícil reconhecê-lo por baixo de toda a maquiagem fantástica de The Grand Guignol, mas ele está lá novamente agraciando o público com seu talento para interpretar vilões perversos.

Indya Moore também tem bastante experiência, mas sua personagem é deixada de lado facilmente. Por outro lado a novata Momona Tamada, de O Clube das Babás, faz uma pequena participação especial que indiretamente conecta duas obras sobre o universo das Baby-Sitters, deixando o público na vontade de ver a nova Claudia Kishi em ação contra monstros.

Resenha | Manual de Caça a Monstros (Original Netflix)

Direção e Fotografia

Rachel Talalay já havia trabalhado em alguns filmes da franquia A Hora do Pesadelo, mas soube dosar o peso da mão nesta obra para não traumatizar as crianças, tornando-a muito mais parecida ao filme Os Pequeninos, que co-produziu em 1997.

Veja Também!  Resenha | O Sangue de Zeus - 1ª Temporada (Original Netflix)

A fotografia é bem semelhante ao que costuma ser feito em outros filmes do gênero, como Bettlejuice: Os Fantasmas se Divertem ou mesmo O Mistério do Relógio na Parede, para trazer algo mais recente. A iluminação conta muitos pontos na construção de tensão, fazendo um bom uso da escuridão sem deixar o espectador às cegas — aprende aí, temporada final de Game of Thrones.

Efeitos Visuais

Indiscutivelmente o maior defeito da trama. O filme não parece ter um orçamento grande o suficiente para bancar um CGI de qualidade e a falta de conexão entre os monstros animados com o “mundo real” poderia tornar estas cenas em um ponto mais do que negativo para o filme.

Entretanto, novamente o Manual de Caça a Monstros se salva de uma baixa por ser uma obra infantil, na qual essas criaturinhas não tem o dever de serem realistas ou assustadoras, mas sim uma mistura de bizarrice, fofura e personalidades atrapalhadas, quase ao estilo Minions, de Meu Malvado Favorito.

Cenografia e Figurinos

A cenografia é bem explorada no sentido de uma ótima utilização dos espaços, com corredores longos que podem até lembrar algo ao estilo O Iluminado, armários com bichos-papões sombrios (mas fofos) que poderiam ser parte de um live-action de Monstros S.A e laboratórios dignos de qualquer filme de ficção científica.

Veja Também!  Ficha Técnica | A Lista de Schindler (1993)

Os figurinos também cooperam ao falar sobre seus personagens, mas peca ao cair em alguns estereótipos: Kelly é a nerd que não se importa tanto com o que veste, Lyz é a tomboy descolada e aparentemente sem medo e o Bicho Papão é quase tão caricato quanto qualquer outro vilão da literatura infantil.

Parece que todo o orçamento do figurino foi gasto para criar a fantasia de Rainha do Gelo utilizada pela mãe de Jacob na festa da empresa. Até a Elsa de Frozen fica no chinelo perto daquele vestido luxuoso.

Trilha Sonora

Um ponto positivo inesperado é a trilha sonora: é um filme infantil, mas não espere musiquinhas para crianças, não! Ao estilo Descendentes, a produção musical de Manual de Caça a Monstros investe em batidões

Resenha | Manual de Caça a Monstros (Original Netflix)

Vai ter sequência?

A Netflix ainda não confirmou, mas o final apresentou a abertura de alguns novos arcos que podem ser abordados com maior profundidade em um segundo (ou terceiro!) filme. Material não vai faltar, considerando que Manual de Caça a Monstros é inspirado em uma trilogia literária.

O que você achou do filme? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.