Matrix faz parte de uma franquia de filmes de ficção científicaO longa foi produzido em 1999 e fez muito sucesso, tanto na opinião do público quanto naquela da crítica. O primeiro filme possui 136 minutos de duração. 

Sobre o Enredo  

Neo (Keanu Reeves) é programador de uma grande empresa de software; em seu tempo livre, ele também é um hacker. Uma noite, ele recebe uma mensagem “Acorde Neo, a Matrix está com você”.  

Assim começa o contato com uma organização misteriosa da qual Morfeu (Laurence Fishburne), um ex-hacker, é o líder. Neo não tem tempo para falar com Morfeu, ele é capturado pelos agentes, uma espécie de polícia política com poderes perturbadores. O chefe desta unidade é o Agente Smith (Hugo Weaving), que parece ter como alvo Neo

Finalmente, em contato com MorfeuNeo precisa escolher entre duas pílulas: ele escolhe saber a verdade. Ele acordará de seu paraíso artificial para descobrir a terrível verdade: as máquinas dominaram a Terra e usam os homens para produzir eletricidade depois que o sol foi escurecido pela guerra para combatê-los.  

mundo que parecia real é a realidade. A Matrix está na sociedade. 

Elenco e Personagens 

Os atores se eternizaram em seus papéis no filme. Todo o elenco é, até hoje, conhecido por sua atuação em Matrix. 

Apesar de uma carreira frutífera e longa, Keanu Reeves foi e continuará sendo Neo. Todos realizam excelentes interpretações 

Hugo Weaving (agente Smith), além de uma perfeita interpretação mecânica de uma IA, tem sua exploração no uso da voz. É melhor ver o filme em sua versão original e não dublado apenas para senti-lo, perfeito, controlado, articulado, modulado.  Ilustra perfeitamente o orgulho certo de uma máquina que se considera divina.  

Keanu Revees é convincente como um herói de ação e como um comediante desajeitado que tropeça entre pessoas e coisas, que ele não entende completamente.   

Direção e Fotografia  

Matrix é dirigido por Lana Wachowski e Lilly Wachowski. As irmãs conseguem criar um longa capaz de representar um futuro que já não está tão distante assim.   

A direção se combina perfeitamente com a fotografia. Os efeitos especiais são muito bem utilizados, sem excessos e na medida certa, criando uma bela riqueza produtiva.  

As cores giram em torno de tons azuis, verdes e um pouco mais puxados para o escuro, criando uma atmosfera de videogames e ficção científica. 

Cenografia e Figurinos 

Espectadores de todo o mundo ficaram impressionados com as incríveis cenas de ação (e de certo modo revolucionárias) e o fantástico efeito especial do “tempo de bala“, que transformou algumas cenas do filme em verdadeiros marcos da animação cinematográfica.  

E nesse sentido, os quatro prêmios Oscar são mais do que merecidos: pela melhor edição, pelos melhores efeitos especiais, pelo som e para a melhor edição de som. 

Os figurinos foram escolhidos especialmente para compor uma atmosfera futurista e científica. Os casacos e os óculos escuros ficaram na história do cinema, sem dúvidas. 

E você, o que achou de Matrix? Conte pra gente! 

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Veja Também!  Ficha Técnica | O Iluminado (1980)

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.