Lançado em 1991, Memórias de Ontem (おもひでぽろぽろ?, Omohide Poro Poro) é um filme de animação japonês produzido pelo Studio Ghibli, com direção e roteiro de Isao Takahata.

Confira o trailer logo abaixo:

Sobre o Enredo

Na trama, Taeko tem 27 anos. Ela viveu em Tóquio a vida inteira, mas desde a infância tinha interesse no campo e decide visitar a família de seu genro em uma fazenda de cártamo, planta também conhecida como açafrão-bastardo. Nostálgica, tudo em sua viagem a lembra do ano de 1966, quando era apenas uma garotinha da quinta série.

O enredo é bem diferente da maior parte dos filmes da Ghibli, deixando a dose de fantasia de lado para focar em uma história realista e voltada para o público adulto feminino, enquanto os demais longas do estúdio prezam mais pela audiência infantil. Os temas também sã mais pesados, resgatando dramas e incertezas de duas fases diferentes da vida, algo que só quem já é adulto será capaz de entender.

Personagens e Elenco

Para contar a história de Taeko, Memórias de Ontem intercala cenas dos anos 60 e dos anos 80 para apresentar a antiga inocência da jovem, tal como provar que muitas das frustrações de infância ainda assombram a vida da personagem, incapaz de seguir em frente mesmo quase duas décadas mais tarde. Será ela capaz de encarar a si mesma?

Alguns outros personagens aparecem na trama para dar um empurrãozinho ou simplesmente ajudar a contar a história, como os colegas de escola ou sua família nas cenas do passado, e os fazendeiros de Yamagata, no “presente”. Aqui se destaca Toshio, que se transforma em amigo de Taeko e ajuda a personagem a lutar contra seus medos, mas também deixa no ar um início de romance a ser explorado na trama.

Memórias de Ontem Resenha

Taeko tem duas dubladoras: Miki Imai, aos 27 anos, e Yōko Honna, aos 10. Na versão em inglês, lançada somente em 2016, a atriz Daisy Ridley, de Star Wars: O Despertar da Força, empresta sua voz à Taeko adulta. Toshio é dublado por Toshirō Yanagiba.

Direção e Animação

A falta que Hayao Miyazaki faz é nítida. Memórias de Ontem tem uma abordagem completamente diferente do que já havia sido visto na Ghibli, e não é a toa a estranheza que o filme pode causar em quem esperava por um anime ao estilo de O Castelo no Céu ou Meu Amigo Totoro. Tanto no enredo quanto em sua arte.

Para representar os adultos e a passagem do tempo além de sua altura e proporções corporais, tanto quanto a expressividade infantil, houve um total exagero nas linhas de expressão faciais ao ponto de se tornarem esteticamente desengonçados quando sorrindo ou rindo, o que por sua vez é um fruto do realismo adotado pelo filme e, embora visualmente possa não agradar a quem prefere os traços mais fofos de outros projetos do estúdio, faz parte do conceito do filme.

Cenografia e Figurinos

Entretanto, o “estilo Ghibli” continua presente na belíssima cenografia do filme, que mais uma vez consegue resgatar o que há de melhor e mais lindo em paisagens rurais/campestres com aquarelas admiráveis e impressões detalhistas de árvores, montanhas e céus, de tirar o fôlego.

Os figurinos são bastante simples, mas isso é um ponto positivo pois fazem jus a personalidade dos personagens e ambientação. Embora Taeko seja uma mulher de Tóquio, ela é muito humilde e se veste sempre preparada para o trabalho manual, determinada a ajudar no que for possível na plantação durante sua estadia.

Aliás, a simplicidade é o principal ponto de todo o filme. Contar uma história simples, por meio de traços simples e sem grandes inventividades: somente uma narrativa tocante sobre deixar o passado para trás para viver o presente sem medo e incertezas.

Entretanto, tanta simplicidade também deixa o ritmo das coisas um pouco lento e, mesmo com um toque de humor aqui e ali, como a cena do abacaxi, pode não ser das tramas mais agradáveis a quem curte um filme mais dinâmico, mas é questão de gosto. De todo, Memórias de Ontem é um filme gostoso e relaxante.

O filme está disponível na Netflix para quem quiser assistir.

Já viu? Conta pra gente nos comentários o que achou de Memórias de Ontem!


 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Review Geral
Enredo
Elenco e Personagens
Direção e Animação
Cenografia e Figurinos
Artigo anteriorOnde Assistir | Série Seguidores online
Próximo artigoGuia de Leitura | Por onde começar a ler os livros Tolkien?
Apaixonada por cultura asiática, livros, cinema e Netflix.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.