Lançado em 1988, Meu Amigo Totoro (となりのトトロ, ‘Tonari no Totoro) é um filme de animação japonês de aventura e fantasia produzido pelo Studio Ghibli, com roteiro e direção de Hayao Miyazaki.

Confira o trailer:

Sobre o Enredo

Duas jovens irmãs se mudaram para uma casa no campo com seu pai, onde poderão ficar mais perto do hospital em que a mãe está internada. Diversos espíritos e criaturas fofinhas e alegres habitam o local e suas proximidades, com uma floresta encantada que esconde Totoro, grande de tamanho e de coração.

Enquanto exploram o local e aguardam pelo retorno de sua mãe à casa, as garotas fazem amizade com os seres da floresta, e eles as ajudarão a superar os momentos difíceis com uma boa dose de fantasia e animação capaz de deixar tudo mais doce. Um filme perfeito para todas as idades e momentos.

Resenha | Meu Amigo Totoro (1988)

Personagens e Elenco

As duas irmãs são as personagens principais da trama. Satuski tem 11 anos, Mei tem 4. As duas estão sofrendo muito com a falta da mãe, mas cada uma demonstra de forma diferente. As duas meninas estão bastante empolgadas com a nova vida rural e encantadas principalmente pelas criaturas.

Totoro é o mais incrível dos seres que acabaram de conhecer, com seu tamanho enorme e fofura ainda maior, além de estar sempre dormindo, ter um sorriso apaixonante que vai de orelha à orelha e sua personalidade amigável, sempre disposto a ajudá-las quando necessário.

Resenha | Meu Amigo Totoro (1988)

As vozes no original japonês são de Chika Sakamoto (Mei), Noriko Hidaka (Satsuki) e Hitoshi Takagi (Totoro). Na dublagem brasileira entram, respectivamente, Leda Figueiró e Letícia Quinto, mantendo a voz original de Totoro, até mesmo por suas poucas palavras e jeitinho bem peculiar de falar.

Direção e Animação

Hayao Miyazaki é uma das mentes mais brilhantes de todo o mundo quando falamos em animações, e a perfeição não foi diferente em Meu Amigo Totoro.

Para esse longa, Miyazaki trabalhou ao lado do diretor de arte Kazuo Oga, e junto chegaram ao resultado que apreciamos no longa: uma paleta de cores incrível que retrata muito bem a natureza fantástica e o encontro do sobrenatural com a modernidade, sem deixar de lado os tons vibrantes e traços meigos que são a marca registrada do estúdio.

As criaturas místicas muitas vezes são descritas como fantasmas, espíritos ou ogros, e embora essas palavras possam remeter a coisas assustadoras, nada é menos do que fofo em Meu Amigo Totoro, animando seres que poderiam facilmente se tornar em bichinhos de pelúcias — e que de fato geraram muito material de merchandising, vendidos e comprados até hoje, três décadas após seu lançamento.

Cenografia e Figurino

Essas características visuais são perfeitamente nítidas na cenografia da obra, que explora um universo encantador e lúdico, mas ao mesmo tempo crível, ao agregar a presença de criaturas místicas a uma sociedade rural onde tudo é possível — e, portanto, ninguém duvida de sua co-existência.

A fofura se faz presente, inclusive, na caracterização das personagens, com cabelos fiéis a sua personalidade, além de roupas em tons quentes e vivos que remetem a alegria infantil, além do frescor da vida ao ar livre, dois marcos da narrativa do longa.

Com tudo isso em mente, já dá para imaginar que Meu Amigo Totoro é uma animação imperdível. Se você gosta de doces histórias de aventuras fantásticas e/ou é um(a) apaixonado(a) pelas animações japonesas, não há motivos para não se render aos encantos deste filme.

Vale lembrar que Meu Amigo Totoro está disponível na Netflix. Não deixe de assistir!

E você, o que achou do filme? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.