Lançado em 1999, o filme de animação Meus Vizinhos, Os Yamadas (ホーホケキョとなりの山田くん) é uma popular produção do Studio Ghibli, roteirizado e dirigido por Isao Takahata.

Assista ao trailer logo abaixo:

Enredo

Dividido em quadros curtos, o filme mostra o dia a dia da família Yamada. Apostando na simplicidade, diverte o público ao apresentar pequenas histórias com as quais podemos nos identificar, revelando que família é um tema universal.

Como os quadros não são conectados entre si, tampouco seguem uma linha temporal, o filme poderia ser facilmente descrito como um compilado de curtas-metragens que são descritos pela própria sinopse oficial da obra como narrativas semelhantes às que vemos em tirinhas de jornal.

Resenha | Meus Vizinhos, Os Yamadas (1999)

O efeito pode variar entre os públicos: assim como há relatos de pessoas que adoraram esse formato criativo e menos dependente, há aqueles espectadores que acharam a novidade cansativa. Entretanto, é de opinião comum que Meus Vizinhos, Os Yamadas dá um show de originalidade mesmo ao abordar um tema tão cotidiano.

Personagens e Dublagem

A família Yamada é composta por cinco integrantes, cujas características divertidamente estereotipadas ajudam a causar aquele sentimento de identificação no público.

Takashi, o pai, é uma figura trabalhadora e sempre cansada, chegando a ser resmungão e preguiçoso quando está em seus momentos de descanso; Matsuko, a mãe, se recusa à posição de “empregada da família”; Shige, a avó, conquista por seu carisma rabugento. As crianças são Noboru, o filho mais velho e extremamente preguiçoso, e a pequena Nonoko, que traz a inocência e doçura infantil. Pochi, o cachorro, observa tudo.

As vozes no original japonês são de Touru Masuoka, Yukiji Asaoka, Masako Araki, Hayato Isobata e Naomi Uno, respectivamente. Assim como muitos filmes da Ghibli, recebeu uma redublagem em inglês ao ser relançado pela Disney anos mais tarde.

Direção e Técnicas de Animação

O filme é inspirado no mangá em tirinhas Nono-chan, de onde vem a correlação citada na sinopse da obra. Dirigido por Isao Takahata, foi o primeiro filme do estúdio Ghibli a ser pintado completamente em computação gráfica, usando técnicas digitais para imitar a aquarela.

O resultado pode parecer visualmente simples, com traços até mesmo infantis, mas há todo um processo complexo de adaptação e representação que leva Meus Vizinhos, Os Yamadas como parte essencial do selo Ghibli de qualidade.

O filme está disponível na Netflix.

E você, o que achou de Meus Vizinhos, Os Yamadas? Conta pra gente nos comentários!


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.