Minority Report é um filme de ficção cientifica lançado em 2 de agosto de 2002. A direção é assinada por Steven Spielberg e o elenco é composto por Tom Cruise, Colin Farrell, Samantha Morton, Max von Sydow, Neal McDonough, Steve Harris, Patrick Kilpatrick, Jessica Capshaw, Michael Dickman, Matthew Dickman, Peter Stormare, Tim Blake Nelson, entre outros nomes.

Enredo de Minority Report

Minority Report é baseado em um conto de Philip K. Dick, um escritor de ficção cientifica que inspirou Blade Runner e O Vingador do Futuro. O filme se passa em 2054, onde existe um tipo de polícia chamada de Pré-crime. Por meio de uma espécie de três videntes (os precogs), eles preveem o assassinato antes mesmo que ele aconteça. Portanto, por meio das imagens fornecidas por esses precogs, John Anderton (Tom Cruise), que é o chefe dessa divisão, tira informações para saber o local onde esse crime irá acontecer. Porém, em um dia normal no seu trabalho, enquanto Anderton (Tom Cruise) tenta descobrir onde que esse assassinato irá ocorrer, acaba vendo o rosto do assassino: ele mesmo.

O ritmo do filme é extremamente rápido e dinâmico, freando apenas em alguns minutos no início. No entanto, isso serve para dar peso ao drama do protagonista. Porém, depois desse fato, o filme pisa no acelerador e não para.

Elenco e Personagens

A construção dos personagens, mesmo focando no protagonista, desenvolve muito bem seus antagonistas e coadjuvantes. Dessa forma, é dado muito mais peso a essa relação de gato e rato que os personagens possuem. Além disso, um fato importante de se comentar é do antagonista o Danny (Colin Farrell) que, além de ser ele que caça o Anderton durante boa parte do filme, ele serve também para o público se situar nesse futuro não tanto inalcançável. Isso porque, quando ele faz perguntas que o público também se faz, nós temos os policiais do Pré-crime explicando como tudo funciona. Dessa forma, eles também explicam como essas coisas funcionam para nós, os telespectadores. Inclusive, a questão filosófica que a obra discute é se é certo você prender uma pessoa por uma coisa que ela não fez, porém pretendia fazer.

O personagem do Tom Cruise dá uma ótima explicação: se você vê um bola caindo e você a pega, não muda o fato de que ela ia cair no chão. Por isso, ele acredita piamente no Pré-crime. Porém, quando ele se vê matando uma pessoa, e ele sabe que não é assassino, ele entra em parafuso, o que o leva a achar que alguém forjou tudo aquilo. A atuação é razoável, mas mesmo assim é, com certeza, uma das melhores atuações de sua carreira. Afinal, sabemos que não o favorece quando se fala principalmente de versalidade.

Direção e Fotografia de Minority Report

A direção de Spielberg é uma das razões de o filme ser muito dinâmico, a direção é muito precisa e joga o público no filme quando, por exemplo, acompanha com a câmera os movimentos que Anderton (Tom Cruise) faz enquanto manipula o seu monitor gigantesco. Dessa forma, isso e várias outras coisas fazem com que o público sinta o que o protagonista sente e aumenta a empatia por ele.

Além disso, a trilha sonora muito presente nos seus filmes aqui é composta por John Williams, que é o compositor da trilha de vários filmes como A Lista de Schindler e a maravilhosa trilha sonora de Star Wars. Aqui ele faz um ótimo trabalho, trazendo bastante emoção em suas notas, não tanto quanto as outras citadas, mas é muito boa de qualquer jeito.

A fotografia não foca em uma cor especifica, mas sim em algumas cores em cenas especificas. Um exemplo é como quando o protagonista vai comprar sua drogas e o foco é na cor azul para principalmente destacar que está de noite. Ou em determinado momento do filme onde ele encontra um médico e o marrom é usado para destacar a sujeira do local.

Cenografia e Figurinos

A direção de arte é muito importante para criar uma boa ambientação, o que é muito bem feito, pelo menos na cenografia, onde são criados por meio de computação gráfica prédios, carros futuristas, entre centenas de outros detalhes, mas a roupagem é normal, nada muito diferente do que usamos no dia a dia.

E você? O que achou do filme? Conta pra gente nos comentários.


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.