Morte às Seis da Tarde é um filme original Netflix polonês que estreou nessa quarta-feira (22). O título faz referência à sequência de assassinatos executados às 18h que detetive a protagonista investiga. O longa de 93 minutos dirigido por Patryk Vega é recomendado para maiores de 18 anos.

Enredo

O suspense polonês apresenta Helena Rus, uma policial atormentada por perdas pessoais que encontra um caso peculiar: um corpo costurado na pele de um boi. A princípio parece se tratar apenas de um assassinato muito estranho, mas no dia seguinte, quando outro corpo com características similares é descoberto no mesmo horário, 18h, percebe-se que há um padrão. Helena descobre que as mortes são uma reprodução da Semana das Pragas, um antigo evento de punição que ocorreu em Breslávia, e que outras ainda iriam acontecer naquela semana.

O roteiro se desenvolve pelo ponto de vista de Helena e segue a fórmula típica de investigações criminais. Embora use um fato histórico particular, não há nada de inédito em Morte às Seis da Tarde. As mortes são claramente pessoais, e o perfil do assassino se aproxima de um justiceiro, e os crimes mantêm uma ligação com a cidade no filme por envolver seu passado e por terem como alvos pessoas conhecidas.

No início, o filme apresenta cenas fortes, com autópsias explícitas, corpos mutilados e muito sangue. Apesar disso, o resto das cenas segue mais comum, embora ainda com violência, voltando a ser mais pesado apenas em um momento final. Essa característica já era esperada a partir do trailer e da classificação indicativa, mas mesmo assim não foi o suficiente para fazer o longa se destacar por isso.

Para além de todos os defeitos de Morte às Seis da Tarde, a história apresenta uma boa reviravolta e acertou em deixar um ar de continuação.

Elenco e Personagens

No papel principal está a atriz Małgorzata Kożuchowska, representando uma policial em angústia que busca no trabalho um escape de suas emoções. Nesse sentido, a personagem acaba por exagerar no perfil de policial durona, tendo algumas atitudes muito caricatas. Mas isso não tira o mérito de Kożuchowska por ter desempenhado muito bem as nuances e a evolução da personagem.

A interpretação de Daria Widawska também é convincente, mas sua personagem é apresentada e desenvolvida muito subitamente, o que leva o público a não se identificar tanto com suas motivações.

Direção e Fotografia

A direção de Morte às Seis da Tarde é de Patryk Vega, um diretor e escritor polonês reconhecido nacionalmente. Ele também esteve presente no roteiro, mas infelizmente isso não é uma grande vantagem para sua carreira, pois essa não foi uma produção de muito sucesso devido a ambas as funções.

No entanto, a fotografia do filme é muito boa. O clima lúgubre do longa deve sua construção em grande parte à paleta de cores mais frias.

Cenografia e Figurinos

Morte às Seis da Tarde é um filme bem dinâmico, e por isso teve muitas gravações em áreas externas, principalmente locais públicos e aglomerados. Os figurinos apresentaram trajes básicos de serviço para os personagens principais, mas ajudaram a construir a identidade da protagonista como policial dura através das roupas e principalmente do corte de cabelo e ausência de maquiagem.

O que você achou do lançamento polonês da Netflix? Conte nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

1 COMENTÁRIO

  1. Apesar de ser um clichê, e os personagens mega caricatos, você quer assistir e ver até aonde vai dar. É igual aquele pessoa que fica te enchendo o saco pra sair, se tiver sem nada para fazer, dá pra se divertir, acabou esquece.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.