A Netflix continua lançando seus especiais de Natal, repletos de neve, luzes e enfeites, embora de certa forma o natal seja apenas um plano de fundo para esta história complexa.

Nesta comédia romântica norueguesa, acompanhamos a história de uma mulher de 30 anos, convivendo com seus próprios questionamentos e os da sociedade. Namorado de Natal estreou em 05 de dezembro de 2019 na Netflix.

Sobre o Enredo

Johanne é uma mulher de 30 anos que está cansada em ver todos ao seu redor namorando ou casados, enquanto ela continua solteira. A situação só piora com a pressão que sofre da sua família e amigos.

Cansada de ser colocada para sentar na mesa de jantar com seus sobrinhos, ela mente para sua família e diz que está namorando. Todos ficam felizes e pedem que a garota leve o rapaz para a ceia de natal.

Agora, a mulher que divide seu tempo entre família, amigos e seu trabalho como enfermeira, corre contra o tempo para encontrar um namorado em 24 dias. Durante este tempo, ela conhece diversos homens incríveis e estranhos, e acaba questionando se realmente vale a pena tudo o que está fazendo.

Sobre a Temática

Existe uma velha história, que até virou meme, daquelas tias no natal que perguntam “E os (as) namoradinhos (as)?”. Pois é, imagine como é ouvir estes questionamentos quando você está com 30 anos!

“Cadê o namorado?”“Você não acha que é muito exigente?”“Não te incomoda ver todos os seus amigos namorando e você não?”“Seu relógio biológico está correndo!”“Você não quer ter filhos?”“Se você não se casar e tiver filhos, quem vai cuidar de você quando ficar velha?” e outras frases já foram ouvidas por pessoas solteiras.

Veja Também!  Resenha | See - 1ª Temporada (Original Apple TV+)

Por mais que alguns homens escutem algumas destas frases, geralmente o alvo destes questionamentos são as mulheres. A sensação que temos é que não existem opções além de casar e ter filhos. Infelizmente, as vezes a sociedade cobra tanto uma pessoa que ela começa a questionar o que há de errado com ela. Isto pode causar até depressão!

Hoje em dia, muitas pessoas estão optando por não ter filhos e não casar, e não há nada de errado com isso. Porém, como dito acima, essa questão pode mexer com o psicológico da pessoa. Também existem mulheres ou homens que querem ter um relacionamento, mas tem dificuldades em encontrar alguém, então sentir-se pressionado incomoda muito.

Em Namorado de Natal, fica evidente a pressão sofrida por Johanne para ter alguém. Para “agradar” as pessoas, ela acaba se envolvendo com vários homens em busca da pessoa ideal. Se ela saí com um homem mais novo, algumas pessoas reclamam, se saí com um homem mais velho, reclamam também. É difícil viver em um mundo onde você é tão cobrada (o).

Veja Também!  Resenha | Joy (Original Netflix)

“Estar sozinho não é estar solitário!” 

Sobre o Elenco e Personagens

Johanne, interpretada pela atriz Ida Elise Broch é uma mulher que consegue ser engraçada, dramática, responsável e irresponsável ao mesmo tempo, o que evidencia a boa atuação da atriz. Apesar de em alguns momentos ser uma personagem sem graça, em sua maioria agrada bastante o público.

O personagem masculino que mais se destacou foi Jonas (Felix Sandman) um jovem de 19 anos que é carinhoso porém, não quer um comprometimento sério. O ator é conhecido do público brasileiro por ter protagonizado a série Areia Movediça, e faz um bom trabalho como Jonas.

Os personagens de Anette Hoff (mãe de Johanne) e Dennis Storhøi (pai de Johanne), além de estarem ligados a questão de ficar no pé da filha para que encontre alguém, também desenvolvem seus próprios problemas.

Direção e Fotografia

A fotografia da série varia dos tons mais quentes de quando ela está na sua casa ou na casa dos pais e os tons mais brancos do hospital e das ruas repletas de neve. Todo o contexto de natal é bem trabalhado na fotografia, embora o enredo não priorize tanto este tema.

Outro ponto a destacar é a maneira que a câmera se move nos primeiros minutos da série, em que Johanne se apresenta. Com a distanciação da câmera, somos inseridos neste contexto em que ela se encontra.

Veja Também!  Resenha | Enola Holmes (Original Netflix)

O roteiro prioriza algumas questões que vão além das festas natalinas. Embora em alguns momentos torne a narrativa chata, em um contexto geral o tema é bem trabalhado. É importante destacar que algumas perguntas ficaram sem respostas, o que sugere uma segunda temporada. A resposta para estas perguntas provavelmente só virá no final de 2020, pois a série finalizou na noite de natal.

Cenografia e Figurino

A cenografia da série apresenta um clima bem natalino, com diversos objetos que remetem a esta época, além de muita neve e decorações. Outro local que nos remete ao natal e aos filmes e séries estrangeiros é a pista de esqui, onde Johanne se diverte (ou não) com um dos seus encontros. Para contrastar com estes cenários, existe um hospital onde a protagonista trabalha.

O figurino é composto por roupas de inverno e gorros, para simbolizar o clima. Além disso, são usadas roupas de festas, que contrastam com esta ideia de inverno, pijamas natalinos e as roupas brancas dos médicos e enfermeiros.

Já assistiu Namorado de Natal? Conta pra gente o que achou!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

23 COMENTÁRIOS

  1. Série até que é legal. Mais não de sabe quem tocou a campainha no final a série fica sem final na verdade e deserto coisas sem final. Mais a Netflix e especialista nisso ela termina e cancela as séries sem final

    • Oi Cristiane. Então, a expectativa é que tenha uma segunda temporada para responder as nossas dúvidas.
      Porém, acredito que ficará apenas para o final de 2020. Mas a Netflix pode lançar antes ou não, vai saber né? hehe

    • Olá, estamos todos na expectativa. Vamos ver o que a Netflix vai nos reservar.
      Olha, eu acho que é o Stein, mas também desconfio que seja o Jonas, afinal deu
      pra perceber que de todos os caras ele foi o que ela mais se identificou.
      Mas eu particularmente torço para o Stein.

  2. Eu acho que ficou faltando video a ser liberado. Vi em outro site que sõ 8 episódios.
    Deve ter tido algum problema.
    Não faz sentido ter outra temporada e esperarmos 1 ano pra saber quem está na porta.

    • Oi Anna, então não temos informações ainda, mas é bem normal algumas séries terminarem assim, dando gancho
      para uma nova temporada. Assim como a Netflix deixou em aberto se a Nairobi morreu em La Casa De Papel, provavelmente este seja o efeito que eles querem causar em “Namorado de Natal”.

  3. Eu até achei a série legal,mas naquela parte que ela goza 5 vezes com o carinha de 19 anos, gente pelo amor né, 80%das mulheres no mundo nunca conseguiram gozar e ela com qualquer coisa já tá gozando?

  4. Acabei de assistir a série agora. Eu AMEI! Tenho 30 anos, solteira e sem filhos enquanto meus amigos estão com suas vidas, seus namoros, casamentos,etc. eu me encontro só. Não sofro a mesma pressão por parte de minha família, mas a cobrança que a sociedade me faz, muito das vezes, é de pesar. Enfim, sou meio Johanne! Haha

    • Olá Mariana, eu também me identifico de certa forma com a série. Não tenho 30 anos mas estou perto e assim como você sinto certa pressão da sociedade. O pior de tudo é que as vezes a gente se sente meio sozinha, mas por outro lado eu gosto da ideia de não casar e ter filhos. Vai entender né?!!! hehe

  5. Assisti tudo hj!! Eu quero mtoooooo que seja o médico, mas com o esportista rondando ela não duvido que seja ele, ele tava dando um jeito de se aproximar dela nos locais. Óbvio que o final dela será com o médico até porque ele já gosta dela e vê qualidades nela que só quem convive ver. Shippo demaaaaaaissssss ela com o Hendrix (acho que é o nome dele rs)

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.