A primeira temporada da série O Alienista foi produzida em 2018 pelo mesmo diretor de Black Mirror, também Original Netfix, Jakob Verbruggen. Os episódios se concentram no gênero suspense/thriller.

Sobre o Enredo

A primeira temporada da série O Alienista (The Alienist, no original) se inicia mostrando uma vítima de assassinatos hediondos em Nova Iorque no século XIX.

O ponto de partida da narrativa é o ano de 1896, com a descoberta, perto da ponte Williamsburg, ainda não concluída, do corpo assassinado e mutilado de um jovem que se prostituía nos bordéis da cidade.

Diante de um assassinato tão macabro, o novo comissário da polícia Theodore Roosevelt (Brian Geraghty) opta por seguir um caminho diferente do convencional, pedindo ajuda, em uma investigação paralela, ao alienista Laszlo Kreizler (Daniel Brühl), um psiquiatra enigmático que estuda quase obsessivamente a mente dos criminosos para revelar seus comportamentos típicos e traçar um perfil psicológico dos transtornos que os afligem.

O médico conta com a ajuda de seu amigo John Moore (Luke Evans), ilustrador do New York Times pertencente à boa sociedade que, no entanto, é vítima de seu amor pelos prazeres carnais.

Junto com a dupla está Sara Howard (Dakota Fanning), a secretária do comissário Roosevelt (primeira mulher trabalhando no departamento da polícia), que com grande profissionalismo se junta ao grupo e se torna indispensável na busca pelo serial killer.

Além disso, os irmãos judeus Marcus e Lucius Isaacson (Douglas Smith e Matthew Shear) se juntam ao grupo para  ajudar nas questões de medicina forense. O primeiro assassinato é seguido por outros com vítimas sempre crianças vestidas de mulheres.

Assim começa a tomar forma o perfil do assassino, permitindo ao alienista validar suas teorias sobre a psicologia criminal que era, até aquele momento, maltratada e combatida pela polícia e por uma sociedade que, agora no início do novo século. começa a compreender a necessidade de mudança.

O roteiro é de dar arrepios no público, com todos os seus diálogos sombrios e macabros, além das brilhantes análises feitas pelo Alienista.

Veja Também!  Resenha | Sem Conexão (Original Netflix)

Elenco e Personagens

A primeira temporada de O Alienista conta com um elenco muito forte e sólido. Os diversos atores sustentam o filme com suas excelentes interpretações.

Como a narrativa do filme gira em torno dos aspectos psicológicos e psiquiátricos dos criminosos, os personagens da primeira temporada são muito profundos, densos e atentos ao que acontece nos ambientes.

Daniel Brühl interpreta Laszlo Kreizler, um psiquiatra que resolveu se arriscar em um campo não muito respeitado em fins do século XIX: o de um alienista.

Seu personagem conduz a trama e as ações dos demais personagens. Sua atuação é muito boa e demonstra todas as angústias enfrentadas por um homem que tem como profissão analisar os que estão ao seu redor.

Sara Howard, interpretada por Dakota Fanning, é uma personagem muito importante também. Seu papel como a primeira mulher em uma delegacia estadunidense é muito importante. Além disso, a série também analisa todos os preconceitos por ela sofridos nesse ambiente.

Luke Evans interpreta John Moore, membro de uma família rica mas que busca por constantes diversões e prazeres carnais. Seu personagem representa um tipo muito comum na sociedade do século XIX.

Por fim, Brian Geraghty interpreta Theodore Roosevelt, que representa a ambiguidade em um homem que está disposto a questionar os métodos tradicionais usados pela polícia e inovar.

Direção e Fotografia

Jakob Verbruggen é o diretor da primeira temporada de O Alienista. Verbruggen realiza um excelente trabalho de adaptação da obra de Caleb Carr, de mesmo nome.

A direção opta por construir o suspense que rege as cenas dos diversos episódios a partir de uma movimentação lenta da câmera.

Além disso, os recortes também foram pensados para dramatizar as situações, como por exemplo quando a câmera se aproxima do Alienista enquanto ele analisa os personagens ou quando um dos meninos assassinados está escondido em um armário.

A fotografia trabalha com uma iluminação limitada, visando construir uma série “de época”, ambientada no século XIX.

A paleta cromática também se utiliza majoritariamente de tons escuros de amarelo, cinza e preto. Não há uma variedade tão grande de cores.

Cenografia e Figurinos

Os cenários são um dos pontos principais da primeira temporada da série. Eles garantem também o elemento de suspense da trama, mostrando os lugares mais obscuros da Nova Iorque do século XIX.

Os bordéis, as pontos e o resto da margem da cidade confirmar o aspecto sombrio da série e visam construir também um ambiente assustador e abandonado, fazendo ao mesmo tempo uma crítica social.

A delegacia também é muito importante, ambiente onde a desinformação, a ignorância e o preconceito reinam.

Veja Também!  Onde Assistir | Filme Menéndez: El día del Señor online

Os figurinos foram muito bem escolhidos. Eles refletem a maneira de se vestir norte-americana do final do século XIX e início do XX.

O destaque são os figurinos de Sara, já que a mulher dessa época (com condições para tal) deveria se vestir de maneira elegante e sempre muito bem arrumada.

E você, o que achou da primeira temporada de O Alienista? Conte pra gente!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
Veja Também!  Ficha Técnica | Amor Com Data Marcada (Original Netflix)


 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.