O Baile das Loucas é um filme francês de drama de 2021 e está disponível no streaming Prime Video. O longa foi baseado no livro “Le bal des folles” de Victoria Mas e foi dirigido por Mélanie Laurent, que também estrela a produção. No elenco estão ainda Lou de Laâge, Emmanuelle Bercot, Benjamin Voisin, Lomane de Dietrich, entre outros.

Enredo de O Baile das Loucas

Eugénie (Lou de Laâge) é uma jovem rica do século 19 e com sede de conhecimento, contudo, seu espírito livre não é algo bem visto ou entendido.

Já tendo pensamentos que não vão de acordo com o que sua família acredita, quando começa a falar que vê e se comunica com espíritos, seu pai logo toma a decisão de interna-la em um manicômio para mulheres.

Lá, Eugénie vai ver os maus-tratos que as mulheres são submetidas por não se encaixarem na sociedade, além de fazer amizade com uma de suas enfermeiras, Geneviève (Mélanie Laurent).

O filme tem um ritmo lento que serve para mostrar o dia a dia das mulheres presas no manicômio, levando o telespectador em uma jornada crua sobre como eram tratadas mulheres que a sociedade não considerava ideais.

Elenco e Personagens

Lou de Laâge e Mélanie Laurent estão espetaculares em suas respectivas personagens, Eugénie e Geneviève.

A performance de ambas as atrizes é fenomenal e tocante, mostrando a realidade das mulheres no século 19, e como era a dura a vida daquelas que a sociedade não achava que eram boas o suficiente.

As personagens do manicômio também são fascinantes e cativantes, principalmente Louise (Lomane de Dietrich), com sua amizade e lealdade com Eugénie.

Direção e Fotografia

Mélanie Laurent trouxe um filme que não ameniza os sofrimentos que as mulheres do século 19 sofriam em manicômios e em uma sociedade comandada por homens.

Por diversas vezes o filme mostra os horrores a que são submetidas apenas por não se encaixarem, além de mostrar como eram transformadas em cobaias de experimentos médicos, e não tratadas como seres humanos.

Já a fotografia segue com o tom do filme, com uma paleta de cores escuras que não passam outra emoção além de frieza.

Cenografia e Figurinos

Os cenários representam muito bem a sociedade do século 19, assim como os figurinos.

O manicômio principalmente consegue mostrar muito bem a situação precária a que as mulheres são submetidas, tendo sua privacidade invadida e excluída.

No geral, O Baile das Loucas não é um filme fácil de ser assistido, mas se mostra totalmente necessário, com um enredo cru que não romantiza ou alivia o que aquelas mulheres sofreram por não se encaixarem na sociedade.

E você, já assistiu O Baile das Loucas? Conta o que achou nos comentários.



Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

1 COMENTÁRIO

  1. O filme Baile das Loucas tem uma temática espírita, onde uma moça é internada em um manicômio por ver e falar com espíritos, os quais se comunicam através dela com parentes auxiliando-os a acreditar e se perdoar, mostrando que a vida continua do outro lado. Filme fantástico. Super recomendo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.