O Clube dos Cinco é um drama adolescente dos anos 80 que acabou tornando-se um clássico aclamado até hoje. Ele tem em seu elenco Molly Ringwald, Judd Nelson, Ally Sheedy, Emilio Estevez e Anthony Michael Hall. Você pode conferir a ficha técnica aqui.

Enredo de O Clube dos Cinco

O enredo é simples, cinco estudantes são mandados para a detenção por motivos diferentes e cada um deles é um clichê do colegial. Temos a patricinha, a menina estranha, o nerd, o atleta e o valentão. E o filme é sobre como eles tentam enganar o diretor para se divertir dentro da escola praticamente vazia. Só que, nesse processo, eles se conhecem mais e aprendem uns com os outros. A diferença aqui é que o final é completamente aberto e não sabemos o que acontecerá depois daquele sábado.

O roteirista e diretor é John Hughes, que esteve nas mesmas posições em Vivendo a Vida Adoidado e Gatinhas e Gatões, outros dois clássicos. E aqui ele se supera novamente, produzindo algo que, para a época, era totalmente diferente do visto.

Elenco e personagens

O filme traz, como foi fito anteriormente, personagens clichês. O valentão, John Bender (Judd Nelson) é o clássico garoto que carrega por trás uma história de abuso domiciliar, o que acaba por fazer com que ele reproduza na escola comportamentos violentos. Já a garota esquisita, que é outro clichê, muda completamente sua aparência para se sentir menos deslocada. E é lógico que isso acontece com a ajuda da patricinha, interpretada por Molly, que também vem a se apaixonar pelo encrenqueiro.

No fim, o que fica é que, apesar de ser um filme que tenta ir contra os clichês, pelo menos na construção dos personagens, acabou reforçando eles. No entanto, a quebra acontece de fato no roteiro. Além disso, é importante ressaltar que as interpretações são de fato muito boas, principalmente a de Molly, que esteve presentes em outros filmes parecidos e não parece ser a mesma personagem neles. Afinal, essa é a intenção.

Direção e fotografia de O Clube dos Cinco

A direção do filme também é bem típica da época, trazendo montagens de cenas bem simples. No entanto, uma parte bem executada da direção foi a trilha sonora que, sem dúvidas, marcou uma geração. Além disso, certas cenas e planos de filmagens foram montados de forma muito artística, causando um bom impacto.

A fotografia também trabalha com uma vibração mais alta, trazendo a sensação de mais euforia e que o visual é mais bonito.

Cenografia e figurinos

Por fim, a parte mais fácil do filme foi a cenografia, que ficou restrita à filmagem dentro de uma locação de uma escola vazia. Além de o figurino também ter sido o mesmo durante o filme todo já que ele é apenas um dia da vida dos jovens. A única mudança é a de Allison, que sai da garota gótica para mais uma patricinha.

E aí, o que você achou de O Clube dos Cinco? Conta pra gente nos comentários!


Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.