O Código Bill Gates é um documentário que aborda a vida do bilionário fundador da Microsoft. A promessa é saber como funciona a mente de um homem tão inteligente e sagaz. A produção estreou na Netflix em 20 de setembro de 2019 e tem classificação indicativa de 14 anos.

Sobre o Documentário

O que passa na cabeça de Bill Gates? Como é a vida de um dos homens mais bem sucedidos do mundo? Perguntas como estas podem intrigar. Sem dúvidas, este é um homem extremamente inteligente, podemos até dizer, um gênio.

Dividido em três episódios de aproximadamente 50 minutos, presenciamos um balanço sobre a vida de Gates. No primeiro episódio, sua relação com a mãe é explorada, no segundo, a criação da Microsoft e sua amizade com Paul Allen (também criador da empresa) e por fim, no terceiro episódio, descobrimos como ele e sua esposa Melinda se conheceram e como ela se tornou peça chave em seus negócios.

Veja Também!  Resenha | Aggretsuko - 2ª temporada (Original Netflix)

Também a cada episódio, é mostrado uma iniciativa feita pela Fundação filantrópica Bill e Melinda Gates, fundada em 2000. Enquanto fala sobre a mãe, é analisado o seu projeto para melhorar as condições do esgoto de um país mal desenvolvido, onde descobrimos que muitas crianças morrem por causa da diarreia. No segundo episódio, a luta da sua fundação em erradicar a poliomelite, os desafios, principalmente em locais tomados por terroristas. No último episódio, ele fala sobre aquecimento global, clima e instiga a utilização de energia nuclear. Entre depoimentos da esposa, as duas irmãs, grandes nomes do mundo bilionário e o próprio Bill, conhecemos um pouco mais deste homem visionário.

Sobre a Temática

Quando ouvi falar deste documentário, imaginei que seria algo mais focado na mente de Bill Gates, seus pensamentos, como funciona seu cérebro, como funciona a cabeça de um gênio, mas o foco acabou sendo mais a vida dele e seus projetos filantrópicos. Apesar disso, devemos concordar que Gates pensa “fora da casinha”.

Veja Também!  Resenha | Eu Vi - 2ª Temporada (Original Netflix)

As ideias mostradas no decorrer destes episódios, deixa claro como sua mente é avançada e como ele é rico. Descobrimos a importância que sua mãe teve para quem ele é hoje e também a diferença que Melinda faz na sua vida.

Em determinados momentos que seriam mais emocionantes, como quando fala da perda da mãe e de seu melhor amigo, Paul Allen, vemos como Gates é comedido e não deixa transparecer seus sentimentos.

Entre algumas curiosidades, podemos destacar: ele não se atrasa para seus compromissos, mesmo tendo uma agenda extremamente apertada; lê diversos livros em pouco tempo, inclusive livros longos e com temáticas difíceis; é visto por alguns como alguém que tem uma planilha de excel na cabeça e gosta de caminhar para espairecer as ideias.

Veja Também!  Resenha | Quatro Vidas de Um Cachorro (2017)

Todo este trabalho de entrevista é comandado por Davis Guggenheim. Apesar dos esforços, durante as quase três horas, vemos apenas o bilionário Bill Gates e não o filho, marido, irmão e pai Bill Gates.

Cenografia e Fotografia

Entre os vários cenários, vemos uma floresta em que Bill e Davis passeiam enquanto conversam. Sua fundação é mostrada, além de viagens feitas para vários países e imagens de países que sofrem com realidades cruéis. Além disso, é mostrado um vasto material com imagens de sua infância, adolescência, entrevistas quando fundou a Microsoft, entre outras. A fotografia é bela e nítida.

Já assistiu O Código Bill Gates? Conta pra gente o que achou!

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.