O Cristal Encantado (The Dark Crystal) é um popular filme de aventura e fantasia. Originalmente lançado em 1982, voltou a receber a atenção do público neste ano de 2019 ao receber uma série prelúdio pela Netflix.

No filme, os Gelfling foram extintos. Jen, criado pelos Mystics, acreditava ser o último sobrevivente de sua espécie. Para vingar sua raça e restaurar a paz em Thra, é guiado a curar o Cristal e derrotar de uma vez por toda os Skeksis, que escravizaram e drenaram todos os Gelflings até a morte.

Em sua jornada, entretanto, descobrirá que não está sozinho. Assim, unirá forças com Kira, outra Gelfling que também acreditava ser a única sobrevivente, nessa difícil e inevitável luta não só por vingança, mas pelo bem maior.

Resenha | O Cristal Encantado (1982)

Personagens

Jen e Kira são os únicos Gelflings restantes em Thra, o mundo fictício em que a história é ambientada. Os Gelflings são humanoides/elfos capazes de compartilhar memórias com outros de sua espécie, habilidade que chamam de dreamfasting. As fêmeas, como Kira, possuem asas semelhantes às de borboletas.

Aughra, antiga protetora do Cristal, foi enganada pelos Skeksis e agora atua como uma espécie de oráculo ou sábia, dando conselhos a jovens guerreiros gelflings e espalhando a profecia de que, um dia, um Genfling será capaz de curar o cristal e livrar Thra do sofrimento.

Veja Também!  Resenha | Gantz: O (2016)

Já os Skeksis, por sua vez, são criaturas de aparência assustadora que se auto-proclamaram os Lordes do Cristal e, desde então, fingem governar Thra de forma pacífica, enquanto enganam e escravizam seu povo até que não sobre nenhum Gelfling – ou ao menos era isso o que achavam.

O cristal é quase como um personagem para a série, uma vez que toda a história gira em torno de sua existência e cura. Ele é o coração do planeta, e precisa estar bem para que Thra esteja em harmonia. Entretanto, após ser explorado pelos Skeksis para drenar vida gelfling, está dominado por uma força sombria.

Marionetes

Os personagens não são humanos fantasiados, muito menos CGI, mas sim marionetes. Os bonecos foram construídos pela Jim Henson’s Creature Shop, empresa do diretor do filme – que também é o responsável pelos longas de Os Muppets.

Veja Também!  Resenha | Gantz: O (2016)

A técnica pode parecer ultrapassada e pouco atraente hoje, mas foi extremamente fascinante em sua época. Assim, o filme que um dia foi o auge do entretenimento visual para adolescentes e jovens, passa a ser atualmente apreciado em maior escala por adultos nostálgicos.

Tecnologia da época

Além dos fantoches, outras tecnologias da época marcam o filme, com efeitos especiais até que incrivelmente bons para um longa-metragem dos anos 80. O resultado faz jus ao esforço, uma vez que a produção têm o terceiro maior orçamento da história para um filme feito com marionetes – baseado em US$ 15 milhões, ficando atrás somente dos dois Muppets.

Todo o gasto, entretanto, foi muito bem recompensado: as bilheterias arrecadaram pouco mais de US$ 41 milhões, um lucro de quase 200%. Além do financeiro, entra o lucro histórico, é claro, com o fato de o filme ter se consagrado como uma relíquia dos fãs de aventura fantástica ao longo dos anos.

Resenha | O Cristal Encantado (1982)

Vale a pena assistir

Comparável por muitos a grandes obras como Star Wars e O Senhor dos Anéis, é inegável que O Cristal Encantado é uma grande obra de arte do meio cinematográfico e, principalmente, das produções que marcaram época nos anos 80.

Veja Também!  Resenha | Gantz: O (2016)

Embora cause um pouco de estranheza aos espectadores atuais, tenha um começo meio arrastado e deixe algumas perguntas em aberto, o filme melhora a cada minuto e qualquer sensação de vazio informacional é hoje suprida por perfeição pela série da Netflix que oferece mais dez horas de conteúdo sobre Thra e seus mistérios.

Também foram lançados alguns livros inspirados na história, dando um pouco mais de conteúdo para os fãs que gostam de se aprofundar na narrativa e conhecer mais sobre os elementos deste incrível e vasto universo ficcional.

Se você é um fã dessas obras clássicas, ama filmes retrôs, marionetes e uma boa aventura de mãos dadas com a fantasia, você precisa assistir a O Cristal Encantado. Será 1h30 muito bem gasta, isso é garantido.

E você, o que achou do filme O Cristal Encantado? Deixe seu comentário!

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.