Baseado no filme O Cristal Encantado, de 1982, essa nova série da Netflix tem o objetivo de mostrar acontecimentos prévios ao da original obra, misturando fantasia, ficção científica e aventura. Se você é fã de produções dos anos 80, tais como Star Wars e Gremlins, essa é a série perfeita para você.

Entendendo a história

A harmonia do mundo de Thra está sendo ameaçada: após a mãe Aughra, protetora do Cristal, ser enganada por Skesis e mandada para longe, os sedentos por poder se apossuam do Cristal. Enquanto fingem ajudar o povo Gelfling, buscam a vida eterna por meios que colocarão em risco a vida de seus até então fieis súditos. Quando um Gelfling, Rian, descobre seu segredo, uma grande luta será traçada para definir o futuro de Thra.

Neste ambiente, temas como lealdade, escravidão, ditadura e amizade são retratados com muito esmero. São inúmeros, ainda, os momentos em que Guerra nas Estrelas passa pela memória, com resistências, sábios que falam de forma esquisita, bonecos falantes de aparências inusitadas, bichinhos fofinhos e revoltados, personagens femininas tão fortes e inteligentes quanto os masculinos, e até mesmo a jovem Deet que facilmente poderia se passar como filha do Mestre Yoda.

Resenha - O Cristal Encantado: A Era da Resistência

Os personagens

Rian é um dos protagonistas da trama. Guarda do clã Stonewood, constantemente tenta provar seu valor ao pai, capitão da guarda do castelo. Namorado de Mira, do clã Vapra, terá de lutar em honra de sua amada e pela verdade que está sendo escondida pelos Skeksis.

Veja Também!  Baby | Série polêmica da Netflix ganha trailer da 2ª temporada!

Deet, que também faz parte do elenco principal, faz parte do clã Grottan e tem grande afinidade com animais. Após ter a visão de que algo sombrio está ameaçando o futuro de Thra, parte ao lado de Hup, um Podling animado e que sonha ser um paladino, em uma jornada em busca da ajuda da All-Maudra, a grande líder dos Gelfling de figura comparável com a de uma rainha.

Já a princesa Brea é uma jovem sonhadora e aventureira. Embora filha da All-Madra, é diferente de suas irmãs e não confia cegamente no governo dos Skeksis, já desconfiando de exploração antes mesmo de ter a prova real. Ainda que sem consentimento, segue seus instintos e parte em busca da verdade, onde acaba conhecendo Deet, Rian e Hup.

Juntos, lutarão contra os Skeksis na tentativa de acabar com a ditadura por eles instaurada. No caminho, contarão com o apoio da mãe Aughra, astrônoma e antiga guardiã do Cristal que age como oráculo para os demais personagens. Sua participação é presente ainda no filme original, sendo uma das mais marcantes criaturas desse universo.

Dentre inúmeras outras criaturas, raças e animais presentes no filme e na série, os Fizzgig representam os animais de estimação da época, sendo criaturas pequenas, redondas e peludas cujo comportamento é muito semelhante ao de um cachorro.

Veja Também!  Onde Assistir | Série Criminal - Reino Unido online

Resenha - O Cristal Encantado: A Era da Resistência

Caracterização e ambientação

A ideia de trazer personagens de diversos cantos de Thra coopera não só com a ideia de união de povos, de unidade e igualdade, mas com o aspecto visual da obra, permitindo ao público uma visão mais plural de diversos cenários de Thra – um mais belo e misterioso que o outro.

Os bonecos não são tão expressivos, mas acaba se tornando um ponto positivo ao relembrar que o filme original é de 1982 e a série buscou lealdade com as aparências e formatos já conhecidos – e embora os Skekis tenham ficado menos apavorantes, as cenas nojentas continuam lá, com todas as gosmas e ânsias garantidas.

Assim como no filme, os personagens são fantoches manipulados por um profissional, enquanto suas vozes são feitas por outros dubladores. Dentre os nomes mais populares do elenco, podemos citar a participação de Mark Hamill (Star Wars) e Helena Bonham Carter (Sweeney Todd).

Ainda em comparação ao filme, os efeitos especiais foram melhorados, acompanhando o desenvolvimento da tecnologia nas últimas quase quatro décadas, mas nada de muito genial ou inovador foi inserido, mais uma vez em uma tentativa de aproximar-se do original – e, sinceramente, sendo ainda melhor.

Embora o filme original tenha sido algo voltado para o público juvenil, esse estilo “antiquado” de fantoches pode não ser tão atraente aos jovens de 2019, sendo portanto uma produção dedicada principalmente aos adultos nostálgicos.

Veja Também!  Onde Assistir | Série Criminal – Alemanha online

Final já conhecido

A quem já viu o filme, um pouco do mistério é perdido: tal como a ver a trilogia prequel de Star Wars após já ter visto os filmes clássicos, você sabe que Anakin se tornará Darth Vader e que todos os acontecimentos dos novos filmes levarão a este desfecho, mas ainda espera que algo mude. Esse tipo de sentimento está de volta com O Cristal Encantado, com o futuro dos Skekis e Gelflings já traçados.

Como uma prequel, permite que elementos do universo de Cristal Encantado sejam revistados, aprofundados e explicados nestes novos dez episódios – e, quem sabe, numa segunda temporada. Perguntas ganham respostas, mas mais perguntas são criadas e precisaremos de novos episódios para explica-las.

Em geral, a série é muito boa tanto para os fãs como para quem nunca tinha ouvido falar de O Cristal Encantado, mas não perde a chance de se aventurar em territórios desconhecidos de uma incrível fantasia. Se você se encaixa em uma destas características, assista agora mesmo: é imperdível.

E você que já viu, o que achou de O Cristal Encantado: A Era da Resistência? Deixe seu comentário!

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.