Baseada na história real do egípcio Eli Cohen, a Netflix lançou a série O Espião. Protagonizada pelo ator Sacha Baron Cohen e dirigida por Gideon Raff, a produção estreou em 06 de setembro de 2019 na Netflix e tem classificação indicativa de 16 anos.

Sobre a Série

A história se passa no início dos anos 60, época que Israel e Síria não viviam bons momentos. O jovem Eli trabalhava como contador em uma loja e era casado com Nadia. Após o grupo Mossad (Serviço Secreto do Estado de Israel) recusar sua entrada por duas vezes, finalmente o chamam para que trabalhe com eles.

Durante seis meses, o treinador Dan o preparou para ser enviado a Síria, a fim de se tornar um espião para ajudar Israel. Após este tempo, foi enviado a Buenos Aires onde assumiu sua nova identidade, Kamel Amin Thaabeth, um magnata da indústria têxtil que sonha em conhecer o país de origem de seus pais, a Síria.

Enquanto isso, ninguém da sua família sabia sobre este trabalho, sabia apenas que ele precisava viajar para executar seus serviços. Seu treinador e um dos seus chefes Dan Peleg, já havia perdido tragicamente um espião e então se mostrava bastante solidário aos problemas de Nadia.

Chegando a Síria, Kamel rapidamente fez amizades com várias pessoas, aproximando-se rapidamente de grandes nomes do governo sírio. Nas poucas vezes que voltava a Israel, passava o tempo com sua família. Nestas visitas, Nadia ficou grávida de Sophie e Irit.

Veja Também!  Onde Assistir | Série Retaliação online

Cada vez que Cohen achava ou descobria algo interessante,  se comunicava com seus chefes da Mossad, através de um aparelho que emitia sinais. Por um descuido, a emissão destes sinais fez com que descobrissem o seu plano e o prendessem, condenando a forca em plena praça pública.

Sobre a Temática

Como citado anteriormente, a série é baseada em um evento real, que acabou com a vida do espião Eli Cohen aos 40 anos, deixando esposa e três filhos (na série aparecem apenas duas filhas). Dividida em seis episódios de aproximadamente uma hora cada, a série percorre a vida do homem em seus últimos anos de existência. Com sagacidade e inteligência, Eli se passou por Kamel, conquistando as pessoas mais importantes da Síria e assumindo um cargo de alta confiança no país.

O maior problema de O Espião é que o desenvolvimento dela é muito demorado, principalmente no começo. Se você não conhece a história por trás da série (como eu não conhecia), irá achar o início meio chato. No decorrer do tempo ela vai ficando mais interessante, mas continua sendo lenta. Acredito que em seis episódios de trinta minutos, a série seria mais dinâmica e menos cansativa.

A história foca quase que 100% em Eli/Kamel, o que faz com que não nos apeguemos muito aos outros personagens. Duas situações que vale a pena destacar são: o modo como Dan tratava Nadia, que tinha um sentido duplo, pois ao mesmo tempo que ele dizia que fazia isso por causa do que passou ao perder um espião, parecia que ele tinha certo interesse nela e o outro ponto é a amizade de Kamel e Ma’azi, que para mim era verdadeira e não apenas por interesse.

Veja Também!  Onde Assistir | Anime AJIN: Demi-Human online

É interessante pensar que alguém conseguiu passar anos em um país rival sem ser descoberto e sendo amado pelo alto escalão sírio. Em uma época que não existiam grandes avanços da tecnologia, a inteligência destas pessoas é incrível. Eli é uma espécie de herói, uma pessoa que deu sua vida pelo seu país (no caso o país que o recebeu, pois ele nasceu no Egito).

No final do último episódio, é colocada uma imagem real de Eli Cohen na forca e também é mencionado que desde 1965, ano em que morreu, até os dias de hoje, seu corpo nunca foi entregue a família, permanecendo assim na Síria. Outro detalhe é que embora tenham o mesmo sobrenome, ator e personagem não são parentes.

Sobre o Elenco

Sacha Cohen se destacou trazendo toda a dramaticidade da vida do espião, algo muito interessante para um ator que é conhecido pelos seus personagens cômicos, como por exemplo nos filmes Borat – O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América Brüno.

Também com boa atuação, Hadar Ratzon-Rotem (O Suspeito) retrata uma Nadia batalhadora, que não se deixa vencer em cuidar sozinha dos filhos e mesmo assim, fica ao lado de Eli até o fim. Noah Emmerich (O Show de Truman) tem bons momentos interpretando Dan, que nos causam simpatia e raiva ao mesmo tempo.

Veja Também!  Onde Assistir | Anime Sirius the Jaeger online

Também estão no elenco: Yael Eitan (Dig); Nassim Si Ahmed (Made in France); Moni Moshonov (Casamento Arranjado); Uri Gavriel (Que Lugar Maravilhoso) e Tim Seyfi (Contra a Parede).

Cenografia, Fotografia e Figurino

Dirigida por Gideon Raff e com direção de fotografia de Itai Neeman, a série francesa foi filmada no Marrocos e Hungria. Ela acerta ao conseguir mostrar um cenário antigo, dos anos 60, em que vemos carros e ônibus antigos, além de televisão, telefone e outras coisas que remetem a este passado.

A fotografia traz um misto de imagens em tom mais acinzentado quando mostra Israel e mais amarelado ao mostrar a Síria. Inclusive, em alguns momentos a tela é dividida, mostrando, por exemplo, Eli de um lado e Nadia do outro, porém, sem perder a característica da cor. Enquanto de um lado está em um tom mais sem vida, do outro a imagem mostra mais luz.

Por fim, o figurino retrata bem os anos 50 e 60. Mulheres usando vestidos típicos que já estamos acostumados a ver em produções antigas, além de penteados bem elaborados, enquanto os homens utilizam roupas sociais e ternos.

E aí, já assistiu O Espião? Conta pra gente o que achou!

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma excelente mini-série que executa muito bem a história, sem “encher muita lingüiça” e apesar de ser direta ainda consegue sustentar um ar de suspense, tensão. Eu achei ótima série.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.