Acho curiosas as adaptações de romances de ação para o cinema. E este é o caso de O Estrangeiro (The Foreigner), que foi baseado no livro The Chinaman, de Stephen Leather. Eu esperava um filme de ação, mas acabei surpreendido por uma trama um pouco mais complexa.

O Estrangeiro

Sinopse de O Estrangeiro

O filme se passa no Reino Unido, e temos logo no início, um humilde dono de restaurante indo buscar sua filha adolescente na escola. Eles vão a uma loja em Londres para buscar seu vestido de formatura e por “obra do acaso” acontece um atentado terrorista naquele quarteirão. A filha de Quan (Jackie Chan), o dono do restaurante e ex-militar chinês, morre neste atentado e uma cruzada em busca de vingança se inicia.

Veja Também!  Sessão de Gala | TV Globo exibe 'Amor por Direito' (21/04)

Poderíamos ter aqui uma simples replicação da formula do filme de porradaria motivada pela vingança. Filmes esses, que tem obtido muito sucesso recentemente desde Busca Implacável, com Liam Neeson. Mas O Estrangeiro foi uma grata surpresa ao trazer um filme mais focado no drama politico do que na pancadaria. Não que não haja ótimas cenas de ação, mas esse acaba não sendo o único caminho que o filme toma.

O foco da história acaba se dividindo entre a busca de Quan pelo nome dos terroristas que mataram a sua filha e as articulações do politico Liam Hennessy, interpretado por Pierce Brosnan, para alcançar o mesmo objetivo, mas com motivações diferentes. Como ex-membro do IRA (Exercito Republicando Irlandês) e atual primeiro ministro irlandês, seu interesse é se manter no cargo e lucrar ainda mais com a situação. Mas para ele, infelizmente, Quan cruzou seu caminho e enquanto não obter os nomes dos assassinos de sua filha ele não irá descansar.

Veja Também!  Corujão I | Globo exibe 'Escobar: Paraíso Perdido" (23/04)

O Estrangeiro

Direção e Roteiro

Não há tantos mistérios em filmes como O Estrangeiro. Seu diretor, Martin Campbell, vive uma montanha russa em sua carreira. Com ótimos filmes como 007 – Cassino Royale, Amor sem Fronteiras e A Máscara do Zorro, ele também amarga alguns fracassos, como Lanterna Verde e Limite Vertical. Não vemos em O Estrangeiro uma assinatura do diretor, mas também não há nada na produção que possa prejudica-la por causa da direção. É apenas um filme apagado, neste sentido.

Mas muito do equilíbrio do filme entre ação e trama política se deve ao roteiro de David Marconi. Ele é um roteirista consagrado por filmes como Inimigo do Estado e Duro de Matar 4.0. Em O Estrangeiro ele conseguiu construir uma história com dosagens corretas de suspense e sequências frenéticas.

Veja Também!  Corujão I | Globo exibe filme 'Tim Lopes - Histórias de Arcanjo' (21/04)

Embora este filme não tenha alcançado a proeza da recente franquia John Wick. Temos aqui uma ótima atuação de Pierce Brosnan e o bom e velho kung fu de Jackie Chan. Isso nos entrega um filme sincero, mas que infelizmente não alcançou toda a glória a que se propôs.

Gostou do filme? Deixe seu comentário!

 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.